• Djulian Dias

Como criar um canal no YouTube


homem realizando busca no youtube pelo tablet

O YouTube é uma plataforma muito conhecida no mundo inteiro e uma das mais acessadas pelos brasileiros. Segundo dados divulgados no evento Brandcast, 91% das pessoas começaram a usar mais o YouTube durante a pandemia.


Sabendo disso, criar um canal no YouTube pode ser algo muito vantajoso para quem quer começar a criar conteúdo ou quem deseja divulgar mais o seu trabalho e a sua marca.


Afinal de contas, o volume de buscas por conteúdos em vídeos na plataforma tem aumentado, e você só tem a ganhar com isso, pois o YouTube permite até monetizar vídeos.


Se você quer começar a produzir conteúdos para a plataforma e está com dúvidas de como criar um canal por lá, fique aqui porque iremos te explicar passo a passo como começar.



O que é um canal de YouTube


Antes de avançarmos para o tutorial, vamos entender o que é um canal de YouTube.


Um canal de YouTube é um site feito para os criadores de conteúdo postarem seus vídeos para os espectadores e, assim, divulgarem seu trabalho.


Antes de iniciar, é muito importante já ter escolhido uma área específica e temas que irá abordar.


O canal possui muitos recursos, sendo possível configurar e personalizar da maneira que desejar.


Se quer entender como fazer tudo isso, continue acompanhando nosso conteúdo.

Vamos começar pelo passo a passo:


Passo a passo de como abrir um canal de YouTube


1- Acesse o YouTube com sua conta do Google

Antes de criar um canal no YouTube, você precisa fazer login na sua conta do Google para ter acesso.


Para isso, basta ir até o site do YouTube pelo seu computador e clicar no botão do canto superior direito escrito “Fazer Login”. Em seguida, preencha com sua conta pessoal ou profissional.


Caso não tenha uma conta, é só criar uma. Não se preocupe, pois o processo é muito rápido. É só seguir o primeiro passo mencionado acima, clicando no ícone “Fazer Login”, e você será direcionado para uma tela com campos para preencher.


Clique em "Criar conta" e selecione a opção que melhor se encaixe à sua finalidade: para mim ou para gerenciar meu negócio.


Depois, é só criar um endereço de e-mail e preencher todos os dados solicitados.

2- Crie o seu canal na plataforma

aba para criação de canal no youtube

Após fazer login com sua conta do Google, vá novamente até a parte superior direita da tela e clique no seu perfil, após isso, clique em “Crie um canal”.


A plataforma pedirá que você insira uma foto de perfil e defina um nome para o seu canal. Caso seja um canal pessoal, informe seu nome ou caso seja para a sua empresa, informa o nome da sua marca. Por fim, clique em “Criar canal”.


A criação do canal pode ser feita tanto pelo computador quanto pelo celular. O processo não difere se for feito pelo navegador do Google.


Nesse caso, se você for criar seu canal do YouTube pelo celular, basta acessar a plataforma pelo navegador e selecionar a opção “Versão para computador”.


Depois, é só seguir alguns passos para personalizar seu perfil do YouTube, assim como vamos explicar logo abaixo. Continue a leitura.


3- Personalize o seu canal no YouTube

Agora que você já criou o seu canal, é o momento de personalizá-lo.


A primeira coisa que você precisa fazer é clicar no ícone da sua foto e acessar o YouTube Studio (plataforma para criadores de conteúdo). Em seguida, selecione a aba de personalização localizada no canto inferior esquerdo da tela.


Você vai encontrar as abas layout, branding, e informações básicas que você poderá editar.


1- A primeira aba de Layout é um espaço para você inserir vídeos de destaque e trailer do canal. Como seu canal ainda é novo, você poderá usar esse recurso mais tarde quando começar seus vídeos.


2- Na seção Branding, você tem a opção de alterar sua foto de perfil, a capa do seu canal e a marca d'água dos vídeos.


Uma dica para foto de perfil, caso seja um canal pessoal, é escolher uma imagem que apareça bem o seu rosto de perto para as pessoas reconhecerem.


Se for um canal institucional ou empresarial, é interessante colocar o logo da instituição ou uma imagem que lembre a sua marca.


Na imagem de capa, nomeado como banner, é importante que tenha sua foto ou da marca. Adicione também informações importantes sobre o canal, como dias e horários que terão vídeos novos e alguma frase que informe o que o público irá encontrar por ali.


3- Em Informações Básicas, preencha o campo de descrição do canal, informando ao público qual o assunto dos seus vídeos. Feito isso, você pode adicionar o link das suas redes sociais e também adicionar dados de contato.


Assim que personalizar seu canal no YouTube, basta acessá-lo para visualizar como ficou após a edição.


Como subir seus vídeos para o YouTube


garoto gravando vídeo para seu canal de youtube

Realizada todas as etapas de criação do seu canal, é hora de criar os vídeos e publicá-los no YouTube.


Se você não sabe bem como fazer a produção e edição dos seus vídeos, nossa dica é contratar uma Produtora de Vídeos para o YouTube. Você pode também ler essas dicas da Hotmart e arrasar nas suas produções.


Tendo em mente que você já definiu o nicho sobre o qual vai abordar em seus vídeos, já fez os roteiros, já gravou e editou, você pode agora postá-los em seu canal. Veja como fazer!


1- Em seu canal no YouTube, vá ao canto superior direito, clique em “Criar” e em seguida “Enviar vídeos”;


2- Depois clique em “Selecione arquivos”, e escolha o vídeo que quer publicar;


3- Coloque todas as informações sobre o vídeo: título (sendo obrigatório), descrição, miniatura, entre outros;


4- Na próxima etapa, é solicitado que você insira alguns “elementos do vídeo”, como usar cards interativos;


5- Na tela seguinte, em “visibilidade”, você vai precisar programar um horário para publicar, escolha o melhor horário, caso deseje.


E por fim, seu vídeo será publicado e hospedado em seu canal no YouTube.


Depois de todo esse passo a passo de como criar um canal no YouTube, você já pode começar a produzir seus próprios vídeos, não acha?


E se precisar de ajuda no processo de produção e edição, conte com a Bendita Filmes para potencializar seu trabalho e gerar grandes resultados. Nossa produtora de vídeos para YouTube conta com grandes especialistas do mercado, então vale a pena investir.


Oferecemos diversos serviços, solicite um orçamento.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo