top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

Como Funciona o Algoritmo do YouTube

Atualizado: 29 de jun. de 2022


O algoritmo do YouTube

O algoritmo do YouTube e a forma que ele funciona é um mistério para muita gente. Se você ou sua empresa têm um canal no YouTube, é muito importante entender como acontece o seu funcionamento para você atingir o sucesso do seu canal ou da sua empresa. Dessa forma, você pode retirar insights para a criação dos seus conteúdos e até fazer com que eles sejam encontrados.


Mas por qual motivo o YouTube precisa de um algoritmo? Centenas de horas de vídeos são enviados a cada minuto e é impossível para qualquer pessoa assistir a tanto conteúdo, então é necessário um algoritmo sofisticado dando feedbacks em tempo real para poder levar aos espectadores os vídeos que têm maior probabilidade de serem assistidos por eles. Ou seja, entregar o vídeo certo na hora certa para usuários de todo o mundo.


Genial, não? Pense como isso ajudou o YouTube a ganhar engajamento e chegar ao nível que está hoje.


E agora deve ter surgido aquela dúvida: mas como esse algoritmo consegue saber o que eu quero assistir e o que eu gosto de assistir? Simples: com dados.


O primeiro passo para o algoritmo é analisar cada vídeo, verificando título, miniaturas, descrições, likes, dislikes e quantidade de comentários. Além desses fatores, existe outro muito importante que é o tempo de visualização. Quanto mais pessoas assistem ao vídeo até o final, mais o algoritmo entende que ele é relevante.


Depois de entender sobre o vídeo em questão, o segundo passo é o algoritmo do YouTube entender para quem ele irá apresentar esse vídeo. Para isso, o YouTube analisa os dados do espectador, verificando o que ele já assistiu, quanto tempo ele passa assistindo a um conteúdo e o que ele não assiste. Dessa forma ele consegue entender qual é a relevância de diferentes temas para cada público específico. Faz sentido, certo? Primeiro avaliar os vídeos para entender se as pessoas estão gostando dele e, depois, analisar os espectadores para entender por quais vídeos essa pessoa se interessaria.


Resumindo, o algoritmo do YouTube possui dois principais objetivos: entregar vídeos que os espectadores queiram assistir e fazer com que eles continuem assistindo aos conteúdos que mais gostam.


Isso é incrível, mas, no fim, como fazer esse algoritmo gostar dos meus vídeos? Essa é a resposta mais simples de todas. Você precisa fazer com que o público goste dos seus vídeos. Fazendo isso o algoritmo vai entender que seu conteúdo é relevante.


Vale ressaltar que o YouTube não possui apenas um algoritmo. Cada superfície ou função que você visualiza tem seu próprio conjunto de sistemas. Para entrar a fundo no assunto, vamos explicar detalhadamente como funciona o algoritmo das quatro principais áreas do YouTube em que os vídeos normalmente são encontrados.



REDE DE PESQUISA DO YOUTUBE


Vamos começar com a rede de pesquisa de busca do YouTube, aquela que você busca o hit do ano, a música que você mais gosta, algo para aprender, para rir ou até mesmo chorar.

Assim como o mecanismo de pesquisa do Google, o objetivo dele é exibir os vídeos e canais mais relevantes de acordo com o que você digita na caixa de pesquisa. Diferente do que muitas pessoas acreditam, os resultados não mostram apenas os vídeos mais assistidos. Eles são classificados de acordo com o nível de correspondência da sua busca com os títulos, as descrições e o vídeo. Também são analisados quais vídeos relacionados a sua busca tiveram maior tempo de exibição e engajamento, sinais de outros usuários que fizeram a mesma busca e quais vídeos foram mais relevantes para eles.


Sabendo disso, você precisa considerar algumas coisas para seu vídeo aparecer nos resultados de busca.

  • Utilize termos relevantes nos títulos e nas descrições, você pode utilizar o Google Trends para entender quais palavras tem maior volume de busca. Lembre-se, a ideia aqui é ser relevante e não enganar o usuário. Caso você coloque um título que não tenha relação com o conteúdo do vídeo, o usuário irá clicar mas não ficará por muito tempo no vídeo, sendo assim, isso vai prejudicar o seu desempenho no futuro porque o algoritmo vai começar a entender que seu conteúdo não é relevante.

  • Utilize o próprio buscador do YouTube para verificar quais vídeos já existem sobre aquele tema, dê uma olhada no conteúdo, nos títulos e nas descrições dos top 5 vídeos sobre esse assunto, isso pode ajudar você a criar seus títulos, descrições e até mesmo o conteúdo.

  • Escreva descrições completas de até dois parágrafos, não utilize ela apenas para colocar suas redes sociais.

  • Fique atento a temas sazonais ou em alta e crie vídeos sobre eles, especialmente se fizerem parte da sua categoria de conteúdo.


VÍDEO SUGERIDOS


Agora que você terminou de entender o sistema de busca do YouTube vamos aos "vídeos sugeridos", aqueles que aparecem listados ao lado direito do vídeo que você está assistindo caso esteja visualizando em desktop, ou abaixo, se estiver visualizando em mobile, ou ainda como o próximo vídeo na reprodução automática.


Eles são recomendados com base no que você está assistindo agora e anteriormente, temas relacionados e histórico de exibição, sendo recomendados de qualquer canal.


Entendendo isso, como fazer para seus vídeos aparecerem mais vezes como sugestão?

  • Inclua um CTA (call to action) nos seus vídeos, por exemplo: "Assista ao próximo vídeo". E explique o motivo.

  • Fique atento aos finais longos para não afastar os espectadores.

  • Utilize playlists, links, cartões e telas finais para sugerir os próximos vídeos.


PÁGINA INICIAL DO YOUTUBE


Finalizamos os vídeos sugeridos, então vamos agora para o funcionamento da home do YouTube, aquela que você visualiza quando digita "www.youtube.com'' ou abre o aplicativo do YouTube.


Ela é a página principal do YouTube, em que ficam as sugestões personalizadas sobre o que pode interessar ao espectador, mostrando vídeos novos, assistidos por outros espectadores com sinais parecidos com os seus ou os envios das suas inscrições.


Vale lembrar que nem todos os vídeos dos canais que você está inscrito aparecem na página inicial do YouTube. A plataforma já realizou diversos testes e fazendo isso, o engajamento com a home (página inicial) cai.


Na home do YouTube, a seleção de vídeos é baseada em duas coisas:

  • Performance, ou seja, se o vídeo foi capaz de fazer espectadores como você se sentirem satisfeitos e envolvidos.

  • Personalização, com base nas suas buscas e nos vídeos que você assistiu. Isso inclui o quanto você assiste a um canal ou tema e quantas vezes o YouTube mostrou cada vídeo para você.

Para fazer com que o seu vídeo apareça na home busque fazer envios com regularidade, mantenha o envolvimento com os espectadores e continue fazendo o que dá certo. Quando você criar um formato ou tema que agrade seu público, continue com ele já que o algoritmo tenta exibir o que o seu público gosta. Não tenha medo de experimentar, mas faça isso com cuidado. Analise o feedback do seu público e dê tempo para que ele se acostume.



GUIA "EM ALTA"


Vamos agora para a guia "Em Alta", uma lista com vídeos novos e populares no país do espectador. Alguns são previsíveis como o "Trailer de um novo filme" ou uma música nova de um artista famoso, mas outros podem ser inusitados.


O objetivo da guia em alta é combinar fama e novidade. Ela também considera as visualizações de um vídeo, especialmente o aumento de visualizações repentinas e de onde elas estão vindo, além de outras coisas. Isso significa que o vídeo mais assistido em um dia não será necessariamente o primeiro da guia "em alta".


Lembre-se que "em alta" inclui criadores e artistas em ascensão e, a cada semana, criadores e artistas são destacados por um dia todo.


Infelizmente não há muito o que fazer para seus vídeos serem listados na guia "Em Alta", mas fazer vídeos interessantes e compartilháveis pode ajudar, além disso, ter um bom crescimento momentâneo no canal.


Espero que você tenha compreendido como funciona plataforma tão magnífica e que você possa utilizar todo esse conhecimento para atingir o sucesso do seu canal pessoal ou do canal da sua empresa.


Caso você tenha qualquer dúvida sobre essa plataforma, deixe seu comentário ou nos envie um e-mail (contato@benditafilmes.com). Somos especialistas no assunto.


Se precisar de produções e gerenciamento de canais de YouTube, clique aqui e solicite um orçamento.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page