top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

Diagramação: a importância do impacto visual num TCC

Atualizado: 29 de jun. de 2022



A diagramação é um elemento importante para quem está fazendo um TCC em formato de revista, livro, jornal, ou até mesmo grande reportagem. Se o trabalho está visualmente bem feito e - é claro - possui um conteúdo relevante, a apresentação para a banca acaba ficando em segundo plano, pois seus integrantes já estarão impactados com a qualidade dele.

É comum a banca tirar pontos do TCC porque a diagramação está mal formulada, pois interpretam que o estudante não concedeu uma real importância ao seu Trabalho de Conclusão de Curso e que não dedicou tempo suficiente para realizá-lo. Eles até podem entender que o aluno precisou fazer o trabalho em meio a aulas da faculdade e estágio, mas é muito difícil que atribuam nota máxima em um caso assim. Por isso, se falta tempo para você, é melhor contratar um diagramador profissional ou uma empresa que faça diagramação (agência de publicidade), já que a forma como o conteúdo é apresentado pode auxiliar na leitura ou prejudicá-la.


No caso de revistas, por exemplo, o profissional que faz diagramação busca um equilíbrio, distribuindo o texto e as imagens de forma harmoniosa. Não existe nada pior do que uma revista com poluição visual. O diagramador sabe que precisamos de espaços em brancos e fotos para que os olhos descansem. Se a banca estiver avaliando esse tipo de TCC, vai considerar também a estética em que ele foi construído.

Aliás, os livros também podem conter imagens, dependendo do público-alvo para o qual seu TCC foi feito. Se for para o público infantil por exemplo, vale colocar desenhos que tenham relação com o conteúdo e é seu diagramador quem vai ver onde elas serão melhor encaixadas para que não fiquem deslocadas ou amontoadas no meio de parágrafos.

O diagramador também vai ter o cuidado com as fontes. As muito rebuscadas não servem para livros, nem para reportagens. Cabem em algumas partes de revistas, porém nunca em matérias inteiras, pois prejudicam a leitura.

A capa da revista, do jornal, do livro ou da reportagem ainda pode ser trabalho do diagramador ou designer. O importante é que ela atraia o leitor.


Todavia, se você mesmo fizer seu TCC, preste atenção nos programas em que ele vai ser diagramado. O mais indicado é o Adobe InDesign. Ele possui muitos comandos que facilitam todo o processo da diagramação. Entretanto é necessário configurá-lo completamente: adicionar margens ao arquivo que será impresso, inserir imagens (lembrando que elas não podem ser coladas ou arrastadas para dentro do arquivo, caso contrário o InDesgin não as encontra), adicionar número das páginas, colocar estilos ao texto, entre outros. Quando finalizado, o arquivo deve ser fechado em formato para impressão com as informações que a gráfica precisa, como linhas de corte, sangrias e barras de cores.

Depois de tudo pronto, é só entregar o TCC na faculdade e preparar a apresentação. A banca recebe o trabalho antes de você apresentá-lo e, caso seus integrantes fiquem impactados com uma boa diagramação, já vão ver o conteúdo com boa vontade. Então, apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso fica fácil, já que os elementos que o compõem estão bem elaborados.

Já viu que diagramação dá trabalho, né? Então clique aqui e peça o orçamento para que seu TCC tire nota máxima na banca.

Quer receber semanalmente promoções, conteúdos e dicas relevantes? Inscreva-se em nossa lista.

625 visualizações0 comentário
bottom of page