Buscar
  • Ulisses Minotti

9 dicas para melhorar o canal da sua empresa usando YouTube Analytics



Aumentar a visualização do canal da sua empresa no YouTube é mais fácil do que você imagina. E grátis. É só usar o YouTube Analytics para analisar seu público e, a partir disso, montar estratégias para fazer vídeos direcionados.

O YouTube é uma plataforma que não serve apenas para engajar o público da sua empresa. Ele deve ser o canal para a divulgação dos seus produtos e, principalmente, dos seus diferenciais. As pessoas em geral procuram muito por informação no site. Uma prova disso é o tempo de visualização de conteúdos educacionais comparados ao de animais: o primeiro tem um tempo de visualização 4 vezes maior que o segundo, de acordo com o Think with Google.

A captação desse público que procura por informação mudou muito ultimamente. Hoje você não consegue atingir muitos clientes fazendo vídeos focando apenas no gênero, por exemplo. É preciso mais do que isso devido à internet, que colocou à disposição dos consumidores uma infinidade de produtos, a facilidade de entrega e a possibilidade de comparação entre inúmeras marcas. Isso deixou a maioria dos mercados mais concorrida.

Então só resta seguir estas 9 dicas para segmentar seu público e conseguir captar os consumidores, que estão muito mais seletivos:

Veja também:

O que é YouTube Analytics

10 dicas para usar SEO em vídeos no YouTube

1- Entenda o tempo de exibição


Não há dúvida de que a quantidade de visualizações é uma métrica importante para determinar o sucesso de um vídeo. Porém é um indicador de performance. Se analisada sozinha, não vai dar informações suficientes para você fazer melhoras significativas nos seus vídeos. Tanto que o YouTube não concede muita atenção a ela devido a muitos conteúdos que usam clickbait. Em vez disso, melhor prestar mais atenção no tempo de exibição. Da perspectiva da própria plataforma, esse algoritmo, que estima o total de minutos gastos na visualização do seu conteúdo, é mais importante que os views. Por isso, o YouTube Analytics dedica um gráfico e uma seção inteira sobre eles.

Na verdade, o tempo de exibição e os views devem ser analisados juntos. Assim ambos podem realmente ajudar-lhe a melhorar a qualidade dos vídeos da sua empresa.

2- Fique de olho no tempo real

O YouTube normalmente diminui a contagem de views dos vídeos, porque remove spam e reproduções em baixa qualidade. Além disso, o número de visualizações é atualizado com uma defasagem de dois dias, tanto na informação pública, quanto no gráfico.

É por isso que existe o relatório Tempo Real. Ele é essencial para medir o alcance dos vídeos da sua empresa. Esse algoritmo mostra o número estimado de visualização das últimas 48 horas e dos últimos 60 minutos dos seus conteúdos.

Esses dados também permitem a descoberta de picos de visualização, o que muitas vezes é ocasionado por um compartilhamento.

3- Identifique as origens de tráfego

Quando você estiver analisando o alcance dos vídeos da sua empresa, é importante descobrir precisamente de onde vem o público. No relatório de origens de tráfego do YouTube Analytics, há um gráfico que mostra os vários sites pelos quais os espectadores chegaram até o vídeo da sua empresa e a quantidade de visualizações que cada um desses meios gerou. Esses dados permitem perceber qual local beneficia mais o seu canal. Se for o Facebook, por exemplo, você deve fazer impulsionamento de conteúdo. Se for blogs, cogite uma parceria.

4- Determine as informações demográficas da sua audiência

Para entender melhor sua audiência, vá até o relatório de informações demográficas do YouTube Analytics. Ele possui um gráfico que permite visualizar quem está consumindo os vídeos ao usar dimensões como idade, gênero e localização.

10 passos para fazer segmentação de mercado

5- Analise a retenção de público


Monitorar seus views ao longo do tempo é importante, no entanto, avaliar a qualidade deles é primordial para o sucesso. Abrindo o relatório de retenção de público, você vai saber o tempo exato em que uma pessoa para de assistir seu vídeo. Usando essa informação, é possível imaginar o que causou sua perda. Isso previne erros do mesmo tipo no futuro.

Você tem duas opções principais de visualização do relatório de retenção de público que podem ser comparadas em um mesmo gráfico: a porcentagem visualizada média e a duração média das visualizações. Com a informação dessa última, você consegue colocar um botão de call to action em cada vídeo antes do tempo em que a maioria dos espectadores deixa o conteúdo para não perder um possível consumidor.

6- Veja seus inscritos

Verificar sua base de inscritos vai permitir que você entenda o alcance do seu canal como um todo e como cada vídeo contribui para o ganho de pessoas inscritas. Nesse relatório é possível ver quantos consumidores foram ganhos e também, perdidos.

7- Estude o compartilhamento

As redes sociais vêm fazendo um papel importante na divulgação de vídeos até mesmo do YouTube, então se preocupe com elas. O relatório de compartilhamentos do YouTube Analytics permite que você veja o número de vezes que os conteúdos da sua empresa foram compartilhados e em qual site ou aplicativo isso aconteceu.

Caso os vídeos da sua empresa estejam sendo pouco compartilhados, invista em conteúdos que gerem engajamento.

8- Monitore os comentários

Comentários são componentes essenciais para o engajamento dos consumidores com a sua empresa. E tudo o que você quer é um cliente engajado. Ele é o consumidor que cria um laço emocional com a sua marca, que é fiel a seu produto e que indica seus serviços a terceiros. Por isso, responda os espectadores dos seus vídeos, porque eles podem ainda não ser seus clientes, mas uma resposta pode fazer com que isso mude. Afinal, todo mundo gosta de marcas que escutam as pessoas.

9- Confira o relatório Gostam e Não Gostam


Obviamente os likes e dislikes são o feedback do espectador sobre os vídeos da sua empresa, então eles não poderiam ficar de fora desta lista.

Se os vídeos da sua empresa estão ganhando muitos dislikes e você não sabe no que está errando, pergunte a você mesmo as seguintes questões:

  • O vídeo trata do assunto que promete no título?

  • Eu estou tentando alcançar a audiência errada?

  • As pessoas estão simplesmente discordando do conteúdo?

  • Eu preciso melhorar a produção e a qualidade do vídeo?

Se você percebeu que precisa melhorar a qualidade dos vídeos do canal da sua empresa, deixe a produção com a Bendita Filmes e aumente suas visualizações!

Solicite seu orçamento.

Quer receber semanalmente promoções, conteúdos e dicas relevantes? Inscreva-se em nossa lista.

Confira também:

5 motivos para fazer Marketing Digital em vídeo

Como redes sociais ajudam sua empresa na nova jornada do consumidor

Fazer um vídeo institucional é fundamental para sua empresa

#youtubeanalytics #videoyoutube #empresayoutube #canalvideoempresayoutube #canalyoutube

62 visualizações
Entre em Contato

+55 (11) 98570-6421

contato@benditafilmes.com

 

Rua Arnaldo Alvernaz Nunes, 01

São Paulo, SP | CEP 02969100

Funcionamento
  • blog produtora video bendita filmes
  • facebook produtora video bendita
  • google plus agencia publicidade
  • youtube produtora video bendita

Segunda a Sexta

9h-19h

© 2023 por Bendita Filmes