top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

10 passos para fazer segmentação de mercado

Atualizado: 29 de jun. de 2022



Quando propagandas eram lançadas no rádio e na televisão, o objetivo era que elas atingissem o maior número de pessoas possível. Atualmente, com a internet, a meta é outra. Os profissionais de marketing compreendem a importância de anúncios segmentados, que deixam de ser espalhados sem um direcionamento e passam a ser certeiros, atingindo quem realmente tem o perfil de adquirir o produto. A segmentação de mercado que ajuda muito na criação dessas campanhas específicas normalmente é realizada pelo Google Analytics, que reúne dados relevantes sobre os visitantes do site da sua empresa, não se limitando apenas à idade, ao sexo e à renda deles.

Com a segmentação do Google Analytics, a sua empresa consegue responder a tendências no curto prazo, por exemplo: dados são analisados e descobre-se que seus clientes de apenas uma determinada região não estão mais comprando seus produtos com o mesmo volume de antes. A partir dessa informação tirada do Analytics, você verifica que sua concorrente oferece um mesmo tipo de produto, contudo a preços menores. Então é possível reagir, oferecendo um desconto por fidelidade para as pessoas daquele local.

É para isso que servem os segmentos. Eles isolam dados sobre seu público e permitem que você o conheça melhor para oferecer soluções a pessoas específicas.

A fim de que você tenha dados abrangentes sobre seu público, o Google Analytics, disponibiliza segmentos predefinidos, como “Tráfego pago” e “Visitas com conversões”. Todavia, também é possível criar seus próprios segmentos.

Confira como fazer uma segmentação avançada de mercado em 10 passos:

1- Faça login no Google Analytics com a sua conta e, no canto esquerdo, na parte de relatórios, clique em Público.

2- Dentro dessa pasta, clique em Comportamento (existe outro ícone “comportamento”, por isso, lembre-se de clicar na pasta Público antes). Depois clique em Novos x Recorrentes. Dessa forma, você terá uma comparação entre os novos visitantes do seu site e os usuários que o acessaram mais de uma vez.


3- Na parte superior, clique em Adicionar Segmento. Por exemplo, se você adicionar o segmento Conversões, o número desse filtro será comparado com o de todos os usuários no relatório. É possível escolher mais de um. Depois, clique em aplicar.


4- Esses segmentos são predefinidos, mas você pode utilizar outros filtros já prontos feitos por outros usuários do Google Analytics. Basta clicar em Adicionar Segmento e, em seguida, Importar da Galeria. É gratuito.


5- Você também pode criar seu próprio segmento, clicando em Novo Segmento, que fica dentro do quadro Adicionar Segmento. O Google Analytics permite que seu novo filtro abranja informações como o tipo de tecnologia que os usuários do seu site usam para acessá-lo, a frequência com que acessam, a data da primeira sessão e como chegaram até ele. Essa é a dimensão principal: o tipo de usuário.


6- Existe também a dimensão secundária, que lhe permite segmentar os filtros que foram colocados na dimensão principal. Seguindo o mesmo exemplo, você já colocou na principal o segmento Conversões e agora quer saber quantas pessoas da cidade de São Paulo foram convertidas. Então, na dimensão secundária, digite “cidade” e adicione o filtro.


7- Depois clique em Avançado.


8- Escolha Incluir. O segmento “cidade” já estará lá.


9- Depois clique na barra Que Contém e selecione Correspondência Exata. Na barra ao lado, digite “São Paulo” e clique em Aplicar.


10- Pronto. Se você aplicar a segmentação, conseguirá ver, segundo o exemplo, qual a taxa de conversão referente a todos os usuários de São Paulo do seu site. Caso ainda seja desejado aplicar mais filtros, clique em Adicione uma Dimensão ou Métrica. Escolha o ícone Incluir, depois clique em Sessões e digite seu próximo segmento. O Google Analytics oferece as opções Igual A, Menor Que ou Maior Que. Elas se referem a números, por isso, na barra ao lado, é preciso digitar o número buscado nos relatórios.

Ou seja, com a dimensão secundária, você consegue segmentar ainda melhor o seu público. É útil, principalmente, porque na dimensão principal só é possível adicionar quatro segmentos.

A Bendita Filmes faz a segmentação do seu público e sua campanha de marketing. Solicite um orçamento!

Quer receber semanalmente promoções, conteúdos e dicas relevantes? Inscreva-se em nossa lista.

129 visualizações0 comentário
bottom of page