top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

O que é um vídeo institucional e como fazer


empresario gravando video institucional

Um vídeo institucional é feito para apresentar a história da empresa de forma resumida, falando dos princípios e valores, serviços, atividades e a equipe da empresa.


Para isso, é importante investir em estratégias de comunicação que atinjam o público desejado, e nada melhor que o conteúdo em vídeo para ajudar.


E há inúmeros benefícios que um vídeo corporativo pode trazer para o seu negócio.


Se quer entender como fazer um vídeo para sua empresa e quais as vantagens de investir nesse formato, acompanhe este artigo.


O que é um vídeo institucional?


Vídeo institucional é uma produção audiovisual, cujo objetivo é divulgar a marca e ganhar mais visibilidade no mercado, mostrando a missão, visão e valores e mais alguns elementos característicos da empresa.


Sendo assim, o objetivo do vídeo não é ser publicitário, mas sim apresentar a história da instituição, as declarações de clientes e funcionários, os princípios e valores, sua infraestrutura e sua atuação.


Ou seja, esse tipo de material busca transmitir a essência e identidade da marca.


Após ser produzido, pode ser divulgado em eventos, inserido no site da empresa e em redes sociais.


Criar um vídeo corporativo ajuda muito no bom posicionamento da empresa e, saber fazê-lo, vai trazer resultados muito significativos para o seu negócio.


Então, chegou o momento de saber como produzi-lo com alguns passos simples. Confira!


Como fazer um vídeo institucional


Planeje e trace objetivos


reuniao de planejamento para gravar video institucional

Para definir um objetivo específico você precisa pensar qual a prioridade da empresa no momento.


O objetivo é parte da estratégia de marketing e deve ser planejado junto à equipe conforme o método de comunicação estabelecido pela empresa.


Tendo isso em mente, defina o que será abordado no vídeo. O foco é em mostrar a integração dos colaboradores? Quer divulgar seus produtos ou serviços aos clientes? Ou reforçar a imagem da marca?


Defina a prioridade e coloque em prática no vídeo institucional. Ah! Não esqueça de fazer um bom roteiro antes, isso vai te ajudar muito na hora da gravação e edição.


Passe uma mensagem clara e defina o público-alvo


Foque em uma só mensagem que seja clara, objetiva e de fácil entendimento.


Use uma linguagem acessível e destinada ao seu público. O seu vídeo pode alcançar diversos grupos, mas você precisa escolher algum em específico para direcionar o conteúdo e gerar a identificação com a marca.


Basicamente, existem alguns públicos que você pode atingir: clientes, investidores, colaboradores, parceiros e sociedade.


Não é fácil atingir todos com uma só mensagem em um vídeo corporativo. Por isso, é mais vantajoso priorizar um, do que vários que podem não se interessar pelo seu conteúdo.


Conte uma boa história


livro que conta uma boa historia

A famosa e antiga arte de contar histórias é sempre a melhor estratégia para usar em qualquer comunicação.


Quem não gosta de ouvir uma boa história, não é? Os livros, as séries, os filmes e uma boa conversa, estão aí para confirmar.


E já foi comprovado que as pessoas se entretêm mais com histórias do que com dados e fatos sem contexto e emoção.


Então, usar exemplos reais mostrando a trajetória do personagem em momentos de conflitos, por exemplo, prende a atenção da audiência, porque elas podem se identificar e se conectar logo de cara.


Portanto, traga uma narrativa envolvente para dentro do vídeo. Faça analogias, crie um personagem e mostre o grande valor da sua empresa com um storytelling atrativo.


Faça um roteiro


Todo vídeo precisa de um roteiro. O seu vídeo institucional só irá ser um sucesso se tiver um bom planejamento e enredo.


Nessa fase, é definida a narração, os efeitos sonoros, a divisão das cenas, animações e a trilha sonora.


Escolha uma trilha sonora


Falando em trilha sonora, deve-se ter bastante cuidado na hora da escolha. Não selecione logo de cara uma música tendência, senão você pode se arrepender e, um dos motivos para isso, é o som se tornar mais atrativo que o próprio conteúdo do vídeo.


E não é isso que você quer, não é?


Se você puder investir um pouco mais, pode optar por uma trilha original, criada exclusivamente para o seu vídeo institucional.


O importante é escolher a que mais combine com o estilo de sua empresa e o objetivo do vídeo. Se quiser, pode dar uma olhada no site Trilhas À La Carte, nele tem ótimas opções de músicas e para todos os gostos.


Defina uma duração para o vídeo


Por se tratar de um vídeo institucional, pode demandar um pouco mais de tempo, passando dos 5 minutos.


E isso não é um problema. Não há regra para o tempo de duração ideal. Se o conteúdo do vídeo for bom o suficiente para prender a atenção do espectador, não vai importar a duração.


Mas atente-se ao fato de que o vídeo não pode ser muito longo e cansativo, tente passar a mensagem de forma objetiva e atraente.


Invista em conteúdo original


Para passar uma boa imagem da sua marca, invista em imagens originais, mostrando o ambiente da sua empresa e todos os espaços importantes.


Tanto as imagens quantos os áudios devem ser originais, para isso, contrate uma equipe de produção de vídeo institucional para atuar na captação, direção, edição e finalização.


Analise os resultados


analise dos resultados de um video institucional

Após publicado o vídeo, você pode analisar os indicadores para saber os resultados.


Alguns aspectos que você precisa levar em conta são o número de visualizações; taxa de retenção (o tempo em que as pessoas ficam assistindo); taxa de reprodução; engajamento; e número de inscritos no canal.


Essas são algumas métricas que você precisa conhecer para avaliar se o seu vídeo repercutiu da forma que esperava.


Use Calls to Action


Por último, chame sua audiência para interagir de alguma forma, incentivando a tomarem uma ação ao final do vídeo.


Você pode pedir para compartilharem seu vídeo, curtirem ou clicar em algum link de conteúdo para o seu site. Isso tudo é fazer uma Call to Action.


Algumas vantagens em fazer vídeo institucional


mulher filmando um video institucional


Há várias vantagens em fazer um vídeo institucional para sua empresa, conheça agora quais são para começar quanto antes a produzi-lo.


  • Ajuda a fortalecer a identidade da marca, porque no vídeo você mostra os diferenciais do seu negócio e conta a história da empresa, e isso cria um vínculo com o público;

  • Atrai possíveis investidores e influencia na decisão de compra dos consumidores;

  • Humaniza mais a marca, pois constrói um laço com o consumidor que sente mais confiança quando conhece quem está por trás da empresa;

  • Os vídeos são mais consumidos nas mídias sociais do que os textos, então investir nesse formato ajuda a criar uma presença digital do seu negócio nas redes.


Viu como o vídeo institucional pode trazer muitos benefícios para sua empresa?

Agora é hora de pôr em prática e planejar a sua produção audiovisual. Nada melhor do que contar com especialistas em produção de vídeo institucional para te ajudar nesse momento.

bottom of page