top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

O Segredo para sua empresa ter sucesso no YouTube

Publicitário e YouTuber dão dicas de como alcançar o sucesso no YouTube


Jovem gravando vídeo para o canal do YouTube da empresa

Quem nunca quis empreender e criar um canal de sucesso no YouTube?


A plataforma já se tornou uma aliada para a comunicação de muitas empresas e é cada vez mais acessada como meio de entretenimento ou informação.


É certo que muita gente ganhou reconhecimento criando vídeos para o YouTube. Mas como? Será que tem uma receita secreta aí que ninguém conta?


Bom, nada acontece do dia pra noite. O que podemos fazer é aprender com gente grande e seguir alguns passos para andar no caminho certo e se destacar.


O primeiro passo é ter vontade para dar certo. E se você está aqui, é porque quer começar e saber o segredo para sua empresa ser reconhecida no YouTube.


Por isso, trouxemos dicas do publicitário Eco Moliterno e do YouTuber Iberê Thenório, especialistas em fazer sucesso na plataforma.


Para saber mais! É só continuar a leitura deste post.


Aprenda com os melhores a ter sucesso no YouTube


Um canal no YouTube para a empresa é o começo de uma grande jornada rumo ao êxito.


E no momento da criação, surgem muitas dúvidas sobre o que e como fazer. Nessas horas é preciso buscar inspiração e aprender com pessoas que conseguiram chegar ao topo.


E são eles, o publicitário Eco Moliterno, que revela o sucesso da Agência África no YouTube, tendo seis campanhas entre as top 10 do YT Ads lá em dezembro de 2016.


Em seguida, temos o YouTuber Iberê Thenório, dono do canal Manual do Mundo. Junto de sua esposa, Mariana Fulfaro, conquistou mais de 7 milhões de inscritos, sendo um dos canais de maior destaque da plataforma.


Não é incrível?


Para te ajudar a entrar nessa lista, separamos algumas dicas desses profissionais que conquistaram o sucesso e hoje nos trazem bons conselhos para se dar bem no YouTube. Confira!


Dicas para sua empresa ter sucesso com um canal no YouTube


Não enxergue o YouTube apenas como um player de vídeo


O YouTube é mais que isso. Ao longo do tempo, ele foi se transformando a tal ponto que se tornou o maior palco de atrações culturais e, também, onde surgem novidades e vemos grandes estreias de comunicadores.


O publicitário Eco Moliterno, ex Vice-Presidente da agência brasileira África, conta que não existem mais receitas prontas para o YouTube. Quem quiser usar o site para divulgar seus produtos e serviços, precisa entender que a plataforma se transformou da água pro vinho, como já mencionamos. Hoje vemos de tudo, desde clipes musicais até receitas culinárias.


Você pode criar o que quiser!


A real é que os vídeos se tornaram extremamente estratégicos para a criação de conteúdo em todas as redes sociais. Basta saber produzi-los.


E quanto à publicidade, só não dá certo trazer um comercial criado para a TV e interromper os vídeos do YouTube de interesse do público, isso vai frustrá-los e fazê-los perder o interesse na sua marca.


O jogo aqui é se adaptar ao YouTube e criar campanhas destinadas aos interesses reais da audiência, que buscam sempre novas formas de se entreter e informar.


Publique com frequência


Ter constância naquilo que faz é importante em qualquer empreendimento. Para isso, é bom criar um planejamento.


O YouTuber Iberê recomenda fazer, no mínimo, 50 pautas para os vídeos que serão publicados.


E é indispensável criar um roteiro para o vídeo. Com tudo isso feito e mantendo a periodicidade de postagens, sua marca fará sucesso no YouTube.


Use os 3H’s no YouTube


Já ouviu falar em Hero, Hub e Help? Se não, agora você vai saber.


São estratégias de conteúdos de marketing gerados para cada fase da jornada de compra.


Hero


É aquele conteúdo que inspira e faz a persona ver sua marca como o “herói”, pois ela o ajudou em algum momento a alcançar seus objetivos ou resolver problemas.


Hub


Pode ser uma websérie, documentário ou parcerias. Geralmente nessa fase, as pessoas já conhecem sua empresa.


Help


São os vídeos tutoriais que ajudam o usuário em dúvidas e informações sobre os produtos.


Esses três tipos de conteúdos podem ser usados a qualquer tempo no YouTube, o que é incrível, pois antes as marcas precisavam aparecer em TV, Rádio, Jornal e Revista para atrair a atenção do consumidor e, hoje, pode ser feito tudo em um só lugar.


Crie pensando sempre no público


Pode parecer clichê falar isso, mas é fato que as pessoas são o foco quando o assunto é a produção de conteúdo.


Não tem como produzir para o YouTube da empresa sem ter uma estratégia definida pensando nos interesses do público-alvo — o que vai despertar sua atenção.


Ali não funciona como nas programações de TV com propagandas para o telespectador assistir sem ele querer.


Agora o jogo virou e os consumidores também possuem seus canais e empresas. Eles já entenderam o que são gatilhos mentais e não caem mais nessa, por isso, todo cuidado ao criar suas campanhas.


Seja original


A questão aqui é pensar fora da caixa — ser original. E outra, ser o mais natural possível, não tente criar um personagem.


Porque um ponto que você precisa considerar é que, YouTuber, virou profissão, e compete com grandes marcas. Segundo Eco Moliterno, o segredo do sucesso dos YouTubers é não ter segredo, são indivíduos autênticos e que prezam pela transparência com seus seguidores.


Por isso, seja você mesmo e coloque sinceridade na sua fala.


Iberê Thenório também comenta sobre quem quer fazer sucesso com vídeos no YouTube. Ele diz para quem é iniciante na área se fazer a seguinte pergunta: o que posso trazer de diferente, em relação ao que a concorrência já fala sobre o assunto?


Ele ainda recomenda que busquem o máximo de informações sobre os concorrentes.


Use bem os primeiros 5 segundos do vídeo do YouTube


Nos canais do site há uma disputa acirrada para ver quem chama mais atenção.


Imagina, você tem que competir com o mundo inteiro, então os primeiros 5 segundos do seu vídeo no YouTube, tem que ser bem-planejado. Por isso, não dispense uma boa estratégia de conteúdo para a rede.


Eco diz que os anunciantes precisam pensar como publishers e não ficarem reféns dos espaços publicitários, senão, eles serão cada vez menos relevantes para o público.


Faça parcerias


Muitos canais de sucesso cresceram, em boa parte, por causa das parcerias. Iberê diz que o Manual do Mundo alcançou o ponto mais alto devido à estratégia de parcerias com blogs e outros YouTubers.


Mas é preciso haver trocas de experiências e conteúdo para dar certo. Ele ainda afirma ser um bom investimento para canais menores.


O segredo está no compartilhamento


Teve um tempo em que o número de visualizações de um vídeo era um dos fatores mais importantes para o conteúdo se destacar. Hoje, não mais.


Agora é o ícone “share” que mais importa na plataforma. Quando alguém compartilha o seu vídeo para mais pessoas verem, isso indica que o seu conteúdo é relevante e que essa pessoa sabe quem mais vai se identificar com sua marca, além dela.


E pensa, isso gera mais views e pode render mais compartilhamentos.


Por fim, a dica de Eco Moliterno é, na hora de criar um vídeo, ter em mente algo que seja compartilhável para então ganhar a disseminação orgânica gratuita que você tanto deseja.


Essas foram as dicas valiosas de grandes profissionais que fizeram sucesso no YouTube. Agora é mão na massa e aplicar tudo o que aprendeu aqui, certo?


Se quer saber mais como destacar sua empresa no YouTube, recomendamos ler nosso artigo no blog Como criar um vídeo de sucesso.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page