top of page

O Segredo para sua empresa ter sucesso no YouTube

Publicitário e YouTuber dão dicas de como alcançar o sucesso no YouTube


Jovem gravando vídeo para o canal do YouTube da empresa

Quem nunca quis empreender e criar um canal de sucesso no YouTube?


A plataforma já se tornou uma aliada para a comunicação de muitas empresas e é cada vez mais acessada como meio de entretenimento ou informação.


É certo que muita gente ganhou reconhecimento criando vídeos para o YouTube. Mas como? Será que tem uma receita secreta aí que ninguém conta?


Bom, nada acontece do dia pra noite. O que podemos fazer é aprender com gente grande e seguir alguns passos para andar no caminho certo e se destacar.


O primeiro passo é ter vontade para dar certo. E se você está aqui, é porque quer começar e saber o segredo para sua empresa ser reconhecida no YouTube.


Por isso, trouxemos dicas do publicitário Eco Moliterno e do YouTuber Iberê Thenório, especialistas em fazer sucesso na plataforma.


Para saber mais! É só continuar a leitura deste post.


Aprenda com os melhores a ter sucesso no YouTube


Um canal no YouTube para a empresa é o começo de uma grande jornada rumo ao êxito.


E no momento da criação, surgem muitas dúvidas sobre o que e como fazer. Nessas horas é preciso buscar inspiração e aprender com pessoas que conseguiram chegar ao topo.


E são eles, o publicitário Eco Moliterno, que revela o sucesso da Agência África no YouTube, tendo seis campanhas entre as top 10 do YT Ads lá em dezembro de 2016.


Em seguida, temos o YouTuber Iberê Thenório, dono do canal Manual do Mundo. Junto de sua esposa, Mariana Fulfaro, conquistou mais de 7 milhões de inscritos, sendo um dos canais de maior destaque da plataforma.


Não é incrível?


Para te ajudar a entrar nessa lista, separamos algumas dicas desses profissionais que conquistaram o sucesso e hoje nos trazem bons conselhos para se dar bem no YouTube. Confira!


Dicas para sua empresa ter sucesso com um canal no YouTube


Não enxergue o YouTube apenas como um player de vídeo


O YouTube é mais que isso. Ao longo do tempo, ele foi se transformando a tal ponto que se tornou o maior palco de atrações culturais e, também, onde surgem novidades e vemos grandes estreias de comunicadores.


O publicitário Eco Moliterno, ex Vice-Presidente da agência brasileira África, conta que não existem mais receitas prontas para o YouTube. Quem quiser usar o site para divulgar seus produtos e serviços, precisa entender que a plataforma se transformou da água pro vinho, como já mencionamos. Hoje vemos de tudo, desde clipes musicais até receitas culinárias.


Você pode criar o que quiser!


A real é que os vídeos se tornaram extremamente estratégicos para a criação de conteúdo em todas as redes sociais. Basta saber produzi-los.


E quanto à publicidade, só não dá certo trazer um comercial criado para a TV e interromper os vídeos do YouTube de interesse do público, isso vai frustrá-los e fazê-los perder o interesse na sua marca.


O jogo aqui é se adaptar ao YouTube e criar campanhas destinadas aos interesses reais da audiência, que buscam sempre novas formas de se entreter e informar.


Publique com frequência


Ter constância naquilo que faz é importante em qualquer empreendimento. Para isso, é bom criar um planejamento.


O YouTuber Iberê recomenda fazer, no mínimo, 50 pautas para os vídeos que serão publicados.


E é indispensável criar um roteiro para o vídeo. Com tudo isso feito e mantendo a periodicidade de postagens, sua marca fará sucesso no YouTube.


Use os 3H’s no YouTube


Já ouviu falar em Hero, Hub e Help? Se não, agora você vai saber.


São estratégias de conteúdos de marketing gerados para cada fase da jornada de compra.


Hero


É aquele conteúdo que inspira e faz a persona ver sua marca como o “herói”, pois ela o ajudou em algum momento a alcançar seus objetivos ou resolver problemas.


Hub


Pode ser uma websérie, documentário ou parcerias. Geralmente nessa fase, as pessoas já conhecem sua empresa.


Help


São os vídeos tutoriais que ajudam o usuário em dúvidas e informações sobre os produtos.


Esses três tipos de conteúdos podem ser usados a qualquer tempo no YouTube, o que é incrível, pois antes as marcas precisavam aparecer em TV, Rádio, Jornal e Revista para atrair a atenção do consumidor e, hoje, pode ser feito tudo em um só lugar.


Crie pensando sempre no público


Pode parecer clichê falar isso, mas é fato que as pessoas são o foco quando o assunto é a produção de conteúdo.


Não tem como produzir para o YouTube da empresa sem ter uma estratégia definida pensando nos interesses do público-alvo — o que vai despertar sua atenção.


Ali não funciona como nas programações de TV com propagandas para o telespectador assistir sem ele querer.


Agora o jogo virou e os consumidores também possuem seus canais e empresas. Eles já entenderam o que são gatilhos mentais e não caem mais nessa, por isso, todo cuidado ao criar suas campanhas.


Seja original


A questão aqui é pensar fora da caixa — ser original. E outra, ser o mais natural possível, não tente criar um personagem.


Porque um ponto que você precisa considerar é que, YouTuber, virou profissão, e compete com grandes marcas. Segundo Eco Moliterno, o segredo do sucesso dos YouTubers é não ter segredo, são indivíduos autênticos e que prezam pela transparência com seus seguidores.


Por isso, seja você mesmo e coloque sinceridade na sua fala.


Iberê Thenório também comenta sobre quem quer fazer sucesso com vídeos no YouTube. Ele diz para quem é iniciante na área se fazer a seguinte pergunta: o que posso trazer de diferente, em relação ao que a concorrência já fala sobre o assunto?


Ele ainda recomenda que busquem o máximo de informações sobre os concorrentes.


Use bem os primeiros 5 segundos do vídeo do YouTube


Nos canais do site há uma disputa acirrada para ver quem chama mais atenção.


Imagina, você tem que competir com o mundo inteiro, então os primeiros 5 segundos do seu vídeo no YouTube, tem que ser bem-planejado. Por isso, não dispense uma boa estratégia de conteúdo para a rede.


Eco diz que os anunciantes precisam pensar como publishers e não ficarem reféns dos espaços publicitários, senão, eles serão cada vez menos relevantes para o público.


Faça parcerias


Muitos canais de sucesso cresceram, em boa parte, por causa das parcerias. Iberê diz que o Manual do Mundo alcançou o ponto mais alto devido à estratégia de parcerias com blogs e outros YouTubers.


Mas é preciso haver trocas de experiências e conteúdo para dar certo. Ele ainda afirma ser um bom investimento para canais menores.


O segredo está no compartilhamento


Teve um tempo em que o número de visualizações de um vídeo era um dos fatores mais importantes para o conteúdo se destacar. Hoje, não mais.


Agora é o ícone “share” que mais importa na plataforma. Quando alguém compartilha o seu vídeo para mais pessoas verem, isso indica que o seu conteúdo é relevante e que essa pessoa sabe quem mais vai se identificar com sua marca, além dela.


E pensa, isso gera mais views e pode render mais compartilhamentos.


Por fim, a dica de Eco Moliterno é, na hora de criar um vídeo, ter em mente algo que seja compartilhável para então ganhar a disseminação orgânica gratuita que você tanto deseja.


Essas foram as dicas valiosas de grandes profissionais que fizeram sucesso no YouTube. Agora é mão na massa e aplicar tudo o que aprendeu aqui, certo?


Se quer saber mais como destacar sua empresa no YouTube, recomendamos ler nosso artigo no blog Como criar um vídeo de sucesso.

Comments


bottom of page