top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

Como criar um canal de sucesso no YouTube para sua empresa

Atualizado: 29 de jun. de 2022



Criar um canal de sucesso no Youtube para sua empresa é um trabalho vigente, porque, por incrível que pareça, donos de negócios quase não investem nesse tipo de marketing. O que é quase um crime, pois, segundo a pesquisa Video Viewers 2017, 99% das pessoas que assistem a vídeos na internet usam o YouTube, um crescimento de 32% em relação a 2014.

Para acompanhar esse crescimento, você precisa completar seu marketing digital com vídeos online. Então confira 10 dicas para ter um canal de sucesso para sua empresa no YouTube:

1- Defina seu conteúdo

Essa é a principal diretriz, pois, além de ser necessário um conteúdo relevante, é preciso saber qual é seu público e o que ele está buscando. Para isso, faça conteúdos direcionados a sua persona. Com ela, é possível atingir as pessoas certas e imaginar por que elas assistiriam ao seu vídeo. Mas definir as temáticas também inclui pensar na jornada do consumidor, criar vídeos direcionados a todas as fases dela e guiar seu espectador por todo o processo até ele efetuar a compra e tornar-se um cliente. Existem apenas duas razões para uma pessoa assistir seu trabalho: ou ela quer se divertir, ou aprender algo. Você precisa ter certeza de que atende a uma dessas duas opções.

Veja também:

2- Cuide da qualidade

Os equipamentos para fazer o conteúdo devem ser uma preocupação, sim. Muitos youtubers começaram a fazer sucesso mesmo não tendo qualidade nenhuma nos vídeos, contudo isso não vale para canais de empresas porque você precisa sempre passar profissionalismo aos clientes. Um vídeo em baixa qualidade, por exemplo, gera a impressão não só de que a filmagem é amadora, mas de que seus produtos e serviços também são.

3- Abrevie o vídeo

Ser breve é uma virtude, pois a maioria das pessoas quer ver vídeos rápidos. Isso é comprovado no próprio YouTube, em que pode ser observado que os conteúdos com maiores visualizações têm por volta de 3 minutos. Desse total, passe sua principal mensagem nos primeiros 5 segundos, porque é nesse tempo que o público vai decidir se continua assistindo ao vídeo ou não. Por isso, coloque uma solução ou um diferencial da sua empresa logo no início.


4- Coloque CTA

Utilize botões de Call To Action para seu público inscrever-se em seu canal, assim eles sempre serão notificados quando for publicado um conteúdo novo. O botão de CTA deve ser colocado no começo ou no fim do vídeo, então, quando você realizar o upload no Youtube, contorne esse botão com uma anotação e insira o link de inscrição semiautomático. Para inseri-lo você precisa entrar no seu canal, copiar seu URL e adicionar ´´ ?sub_confirmation=1´´ no final. Por exemplo, o URL da página do canal da Bendita filmes é www.youtube.com/benditafilmes e, com o link de inscrição semiautomático, ficaria www.youtube.com/benditafilmes?sub_confirmation=1.

Veja também:

5- Interaja com o público

Faça seu público sentir-se importante para a sua marca. Nos vídeos, interaja com eles: reforce verbalmente os botões de CTA pedindo que eles se inscrevam, solicite que deixem perguntas e sugestões nos comentários, peça que curtam e compartilhem o vídeo em outras redes sociais. Isso, além de gerar engajamento e um relacionamento com a sua marca, torna seus vídeos importantes aos motores de busca do Youtube, dando maior visibilidade para sua empresa e trazendo novos possíveis leads.

6- Utilize técnicas de SEO

Renomear o arquivo, acrescentar palavras-chave no título, utilizar a descrição, fazer tags, criar arte para o thumbnail, divulgar outros materiais, disponibilizar os comentários e compartilhar são técnicas importantes para que sua empresa fique nos primeiros resultados de busca do YouTube.

7- Tenha constância

Poste seus vídeos pelo menos a cada 2 semanas, sempre no mesmo dia e horário. Isso mostra profissionalismo e acaba gerando um compromisso com o seu público, que vai saber em qual dia pode buscar novos conteúdos do canal da sua empresa.

8- Confira as métricas

O YouTube Analytics disponibilizas métricas a respeito do canal da sua empresa no YouTube. É importante conferi-las, porque assim é possível ver se o público que assiste aos seus conteúdos corresponde àquele que foi pensado inicialmente. Caso corresponda, você pode desenvolver campanhas de marketing cada vez mais certeiras. Caso não corresponda, você precisa rever o jeito com que está falando com os espectadores.


9- Faça parcerias

Fechar parcerias com blogs e youtubers que são influenciadores do seu público é uma boa estratégia para fazer o canal de YouTube da sua empresa crescer. Elas funcionam quando você é mencionado ou aparece nos vídeos de outros canais, sempre havendo troca de experiência e conteúdo.

10- Tenha paciência

O guru do marketing Neil Patel diz que, se você fizer vídeo whitehat no YouTube, não deve esperar um retorno real em menos de 1 ano. Então persista e tenha paciência.

A Bendita Filmes cria um canal no YouTube para sua empresa e pode fazer com que ele seja um sucesso!

Quer receber semanalmente promoções, conteúdos e dicas relevantes? Inscreva-se em nossa lista.

Confira também:

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page