top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

4 cases de sucesso de vídeos para Instagram

Confira cases de sucesso do Instagram e algumas ideias para criar vídeos incríveis



Laptop ligado com a rede social Instagram aberta

Os vídeos tem feito sucesso em todas as redes sociais nos últimos anos, prova disso, é o Tik Tok, Snapchat, e agora o Instagram, com Stories, Reels e Lives.


O Instagram vem testando várias funcionalidades, antes, tinha o IGTV, mas a rede social acabou aposentando e investindo em mais tempo para os Reels e Stories.


O que vemos é uma tendência aos vídeos curtos e ágeis e uma preferência dos usuários por esse modelo. Por isso, as plataformas digitais tem apostado mais e mais nesse formato.


E como você não pode ficar de fora, separamos algumas ideias neste artigo e cases de sucesso de vídeos para o Instagram, para te ajudar em sua estratégia de marketing. Confira agora.



Ideias de conteúdo em vídeo para o Instagram e cases de sucesso


Stories (Vult)


A marca de cosméticos Vult é bem famosa no Brasil. Em sua conta no Instagram, ela usa bastante os stories de forma variada para apresentar seus produtos.


A Vult investe em parceria com maquiadoras e blogueiras, que mostram resenhas dos produtos nos stories. As blogueiras gravam vídeos usando os cosméticos, uma base, por exemplo, e marcam a Vult. A marca compartilha no seu Instagram e salva nos destaques para quem quiser visualizar depois.


Além do destaque das resenhas, tem também o “Maquia e fala”, apresentado por Vanessa Rozan — embaixadora da marca, que responde dúvidas das seguidoras e dá várias dicas sobre maquiagem.


Reels (Nubank)


O Nubank tem mais de 2 milhões de seguidores, e não é para menos, é uma das empresas mais queridas do Brasil.


O feed do Instagram é todo roxinho, cor marcante da marca. E os vídeos são feitos em alta qualidade e são muito educativos para o público.


O Nubank divulga seus novos serviços de maneira simples e didática. Como neste vídeo sobre as caixinhas, conectando o serviço aos planos e sonhos do consumidor.


Reels (Airbnb)


Você já entrou no Insta da Airbnb e se deparou com belas imagens e ficou com aquela vontade de viajar? Pois é! É esse o sentimento que provoca ao fazer uma visita no perfil de uma das maiores plataformas de aluguéis de hospedagens do mundo.


Além de fotos impressionantes, os vídeos do Instagram da Airbnb chocam com a alta definição, explorando os mínimos detalhes de uma natureza incrível e uma bela acomodação no meio da mata. Transmitindo nas pessoas o desejo de estar naquele lugar.


Com certeza, a Airbnb é uma ótima inspiração.


Feed (Instagram for business)


Se você olhar a conta oficial do Instagram para negócios, verá que tem um feed bem atrativo e cheio de informações sobre como usar os serviços da rede social.


Além disso, trazem conteúdos mais aprofundados, como: “lições para empreendedores e criadores de conteúdo crescerem um perfil”, na própria rede.


A marca explora bastante o feed, que permite postar vídeos, além de fotos.


Usando o formato carrossel você pode contar uma história em vídeo de maneira simplificada ou até dar dicas que se complementam, facilitando no momento em que o seguidor passa seu vídeo para o lado e confere a outra informação.


A conta do @instagramforbusiness faz isso, confira neste exemplo How to grow your online community.


Ideias de vídeos para o Instagram


Para produzir vídeos mais atrativos para o Instagram, separamos algumas ideais de conteúdo para cada formato. Veja!


Stories


A ideia dos stories é ser um vídeo rápido e espontâneo, às vezes sem muito planejamento.


Uma novidade é que agora os stories permitem serem gravados até 60 segundos. Portanto, aproveite o embalo e comece a gravar conteúdos mais aprofundados.


Os stories ficam disponíveis por 24 horas, caso você queira que permaneça mais tempo na rede social, é só criar um destaque para eles.


Ideias para os stories:


  • Fale de uma promoção do seu produto e deixe claro que é por tempo limitado. Ou caso tenha algum curso, avise que é o último dia para a inscrição e faça uma chamada para ação.

  • Crie uma série de vídeos para o Instagram sobre um mesmo tema e deixe em “destaque”. Você pode apresentar os bastidores da sua empresa; mostrar produtos da loja, por exemplo, alguém provando os looks da marca; ensinar ou dar dicas sobre determinado assunto.


Reels


O Instagram vive atualizando e agora a ferramenta dos Reels tem duração de até 90 segundos. Isso é ótimo, não é?


Ideias para os Reels:


  • Como agora a ferramenta tem mais tempo para gravação, traga algum ensinamento da sua profissão, o que você aprendeu ao longo dos anos trabalhando no seu negócio, erros e aprendizados.

  • Se for a sua pegada, grave um conteúdo de humor e que seu público se identifique. Olha essa ideia da empresa Resultados digitais, vídeo de humor anunciando o último dia para ganhar ingressos de um evento. Às vezes algo simples faz toda a diferença.

  • Proponha desafios aos seus seguidores. Use uma hashtag e peça para que os usuários reproduzam e te marquem. Depois, você pode ainda aproveitar o conteúdo que eles criaram.


Feed


Postar no feed é ótimo para seu conteúdo ganhar mais visibilidade no Instagram e ainda deixar o vídeo registrado ali.


Ideias para o Feed:


  • Crie um vídeo no feed mostrando uma novidade que virá em breve, assim, desperta a curiosidade dos seguidores.

  • Escolha um assunto e crie uma série para os usuários terem vontade de acompanhar cada episódio.

  • Use o formato carrossel de diversas maneiras, seja contando uma história, apresentando os colaboradores da empresa como em um vídeo institucional, ou dando dicas e ensinamentos.

Lives


Que tal usar as lives para apresentar um conteúdo maior e mais aprofundado? A ferramenta tem duração de 1 hora aproximadamente, permitindo uma interação maior com os seguidores.


Ideias para Lives:


  • Convide outras pessoas para participarem da sua live e que sejam da sua área de atuação. Uma das vantagens é poder atingir o público do convidado ou convidada que não te seguem ainda. Sobre o tema do encontro, traga um assunto relevante ou que gere dúvidas no público que te segue, para responder durante a transmissão.

  • Crie o evento para anunciar um produto novo da sua empresa. Vá avisando seus seguidores aos poucos e gerando interesse neles para participarem da transmissão ao vivo e conferir a novidade.


E aí? Curtiu nossas ideias de cases de sucesso de vídeos para o Instagram? Você já aplicava alguma dessas ideias no seu perfil? Queremos saber!


Para criar vídeos incríveis e com alta definição, que façam sucesso no Instagram, que tal contratar uma produtora de vídeos? Trabalhamos desde a pré-produção até a edição do seu vídeo. Confira nossas produções para o Instagram.











bottom of page