• Djulian Dias

Como realizar uma transmissão ao vivo para eventos

Fazer uma transmissão ao vivo para eventos requer muito conhecimento técnico e prática. Descubra tudo o que precisa para pôr em prática e conheça os benefícios de um live stream.


transmissao ao vivo de evento realizada por uma produtora de video


Realizar uma transmissão de evento ao vivo se tornou cada vez mais comum e está em alta nos últimos tempos. Prova disso é que na pandemia os eventos online cresceram mais de 300%, segundo pesquisa da startup Even3.


Investir na transmissão ao vivo para os eventos da sua empresa, ou como desejar chamar live stream, é se reinventar em momentos de crise e usar a tecnologia ao seu favor.


As pessoas estão conectadas o tempo todo e buscando por conteúdos de valor na internet. Então, que tal transmitir seu evento ao vivo e levá-lo para outro espaço além do físico?


Para fazer isso, você precisa entender como realizar um live stream, quais equipamentos e softwares são utilizados e a equipe que realiza esse serviço.


Mas não se preocupe que preparamos um conteúdo completo explicando tudo. Confira!


O que é preciso para fazer uma transmissão ao vivo?


Planejamento


Nada se cria sem um planejamento, certo? Se você vai transmitir o seu evento ao vivo, pense em tudo que vai precisar para tudo ocorrer perfeitamente:


  • Verifique a disponibilidade de internet;

  • Veja a quantidade de câmeras;

  • Cuide com a iluminação do ambiente;

  • Observe se tem tomadas o suficiente;

  • Tempo de duração;

  • Estrutura do local para acomodar os equipamentos.


Planejada toda essa parte, faça o roteiro da sua apresentação e verifique se não está faltando algo, se não precisará incluir vídeos ou slides.


O roteiro é uma etapa indispensável para a produção, saiba mais no tópico abaixo.


Roteiro


O roteiro é um documento que serve como seu guia para que no momento do evento você não se atrapalhe para falar ou esqueça de algo importante.


Em alguma ocasião da sua vida você precisou de um roteiro. Até nas apresentações do colégio, certo? E imagino que sua empresa também precisou de um roteiro para vídeo institucional. Se isso não ocorreu, é hora de começar a pensar.


Então, crie um ― pode ser em tópicos ou bem detalhado, mas faça e revise, depois, não esqueça de ensaiar com a equipe.


No momento da transmissão, não tem como você parar por algum erro e voltar a gravar, é tudo em tempo real. Para isso que serve o roteiro, ele auxilia tanto os comunicadores quanto a equipe profissional que realizará a filmagem do evento e transmissão.


Com isso em mãos, tudo sai conforme combinado e todos sabem exatamente o que fazer e em qual momento.


Equipamentos e programas para transmissão ao vivo


Agora vamos falar dos equipamentos e programas necessários para a transmissão em tempo real.


É muito importante destacar que para um grande evento ser transmitido precisamos de ferramentas profissionais e de alta qualidade, assim como é essencial uma equipe capacitada para utilizá-las.


Porque para realizar uma transmissão ao vivo é preciso de conhecimento técnico.


Portanto, saiba quais equipamentos são usados para fazer um live streaming, e em seguida conheça os softwares de transmissão.


Câmera


É bom usar mais de uma câmera, pois em alguns casos pode precisar, como: se quiser uma filmagem em ângulos diferentes ou se tiverem palcos simultâneos.


A dinâmica de usar mais de uma é que oferece cortes interessantes entre câmeras e dá mais movimento à transmissão.


E para ter todos os efeitos esperados, o melhor é investir em uma mesa de corte. Com ela é possível trabalhar com vários efeitos, cortes e transições de imagens.


Microfone


Um áudio limpo e agradável faz toda a diferença durante a transmissão. Se o som tiver má qualidade, os espectadores irão sumir do seu evento.


Por isso, não esqueça de incluir a mesa de som no planejamento e contrate um bom profissional para assumi-la.


Mesa de som digital


E falando em mesa de som, ela é outro equipamento que faz total diferença no envio de áudio.


Nela você consegue fazer os ajustes de volume de som, equalizar a intensidade de cada efeito sonoro em agudos e graves, fazer mixagem, entre outras coisas.


Iluminação profissional


Investir na iluminação profissional garante imagens de alta qualidade, com um bom contraste, luz adequada, nitidez perfeita e profundidade.


Os profissionais capacitados utilizam equipamentos de iluminação como Painéis de LED, Ring Light, Holofotes, Softbox e alguns outros.


São muitos, não é? Para manusear tudo isso é preciso saber como utilizar da maneira correta. Por isso é bom pensar em contratar uma equipe de produção audiovisual para lhe ajudar.


Programas para transmissão ao vivo


LiveStream Studio


Esse software é um dos mais famosos lá fora, inclusive é utilizado por emissoras.


Ele possui muitas funções e contém um switch próprio capaz de controlar toda a transmissão do evento ao vivo. Porém, é um programa pago.


StreamYard


A ferramenta StreamYard permite fazer conferências e colocá-las em tela compartilhada, fazer chamadas de vídeo e áudio.


E você pode incluir mais 6 pessoas para participarem da transmissão ao mesmo tempo, além de mostrar os comentários em tempo real. Incrível, né? Ela é uma plataforma muito intuitiva e te dá a opção de vincular ao Twitch, Facebook e YouTube.


Além de tudo, a versão gratuita permite fazer até 20 horas de transmissão por mês. Aproveite!


OBS Studio


O OBS Studio é um dos programas mais utilizados de streaming. Ele precisa ser instalado no computador e possui versões para Windows, MAC e Linux.


A ferramenta possui diversas opções, como fazer a transmissão de várias câmeras de forma simultânea e visualizar os monitores para selecionar as cenas que irão ao ar.


Profissionais especializados em transmissão ao vivo



Profissional especializado em transmissão ao vivo para eventos

Bom, para realizar um live streaming não podemos esquecer da equipe especializada em produções audiovisuais.


Fizemos uma lista com os profissionais requisitados para atuar em grandes eventos. Confira abaixo.


Diretor de corte


Esse profissional tem o trabalho de manejar o encoder e escolher materiais visuais para ir ao ar, como ― vídeo corporativo, imagem da câmera, apresentação de slides e o que sua empresa definir para aparecer ao vivo.


Técnico de áudio


Ele é responsável por operar as saídas de áudio, equalizar o som dos microfones e de outros materiais que serão transmitidos em rede.


Operador de câmera


É responsável por manusear a câmera e escolher o melhor ângulo para registrar a cerimônia.


Esse profissional e o diretor de corte trabalham juntos por meio de um intercomunicador. O diretor envia comandos e diz o que cada operador deve fazer.


Técnico de Streaming


O técnico de Streaming sobe a imagem e áudio para uma plataforma de live streaming, compartilha a transmissão do evento em sites e monitora para que tudo se mantenha estável.


Por que é importante fazer uma transmissão ao vivo para eventos?


Quando você realiza uma transmissão ao vivo profissional, sua empresa se conecta e se aproxima mais do seu público. Mas essas não são as únicas vantagens da transmissão em tempo real dos eventos.


Veja agora alguns motivos para investir nesse recurso:


1. Gera maior alcance


A transmissão ao vivo possibilita que o evento da sua empresa alcance diversas pessoas, até de fora do Brasil.


Além disso, se o espaço para acomodar o público for muito pequeno, não tem problema, pois será transmitido em rede e muitas pessoas poderão acompanhar o acontecimento, mesmo que não estejam presentes no espaço físico.


2. O público engaja


Não é porque o evento será transmitido online que as pessoas vão ficar só assistindo e vão deixar de interagir.


Nada disso. O público engaja mais porque começa a usar as ferramentas de chat, podendo tirar dúvidas e opinar, colaborando e sendo ativos.


3. Lucra com o evento


Assim como você pode cobrar pelos seus eventos presenciais, é possível também monetizar o acesso à transmissão ao vivo.


Então, se sua empresa conceder palestras, seminários e eventos institucionais, é interessante optar por esse recurso de monetização porque o público percebe que vale a pena investir no conteúdo que você irá apresentar.


Para isso, escolha uma plataforma apropriada para controlar os acessos de quem pagou para assistir ao evento. Depois, é só gerar um link ou código de acesso.


4. Gera leads para conversão


Você pode coletar dados dos convidados do seu evento online, fazendo algumas perguntas para conhecer quem está interessado no seu conteúdo e na sua marca.


Com isso, você consegue gerar leads qualificados e, no futuro, desenvolver conteúdos e produtos alinhados com o perfil deles.


Leve seu evento ao ar com uma Produtora de vídeos


Com tudo que você aprendeu até aqui, você deve ter percebido que são usados muitos equipamentos e ferramentas para fazer um live streaming e, ainda, técnica para poder utilizá-las.


Contar com uma equipe especializada em transmissão de eventos ao vivo é o mais indicado para sua empresa, porque garante qualidade de imagem, áudio, e luz.


A Bendita Filmes oferece serviços de transmissão ao vivo com equipamentos modernos e de alta qualidade e conta com profissionais qualificados e prontos para lhe atender. Entre em contato e solicite um orçamento.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo