• Djulian Dias

Vídeos para Instagram: dicas para produzir conteúdos de sucesso

Saiba quais os formatos de vídeos que o Instagram possui e aprenda a usá-los com algumas dicas valiosas



Aplicativo do Instagram no celular para produzir vídeos

Produzir um vídeo para o Instagram exige tempo, paciência e dedicação. Quem usa o Instagram sabe que investir em conteúdo ali está cada vez mais desafiador.


É planejamento, edição de imagens e vídeos, análises. Além de todos os formatos em vídeos que você precisa utilizar se quiser mesmo se destacar.


É, não é fácil! E de tempo em tempo aparece coisa nova, haja pique para acompanhar tudo isso, não é!?


Os famosos reels são bem populares lá na rede social por serem curtos e dinâmicos. Quando bem produzido, ele pode bombar e fazer sucesso.


Mas existem outros formatos de vídeos que você pode investir. Neste artigo, vamos falar sobre todos eles e ainda dar dicas incríveis para produzir conteúdos de sucesso. Leia abaixo!


Benefícios de usar o Instagram para o seu negócio


O Instagram possui milhares de usuários no Brasil que acessam diariamente essa rede social. Aí um bom motivo para usar a plataforma.


Antes o foco era mais em fotos, agora é possível compartilhar vídeos em vários formatos e aumentar o engajamento.


Mas não para por aí, o Insta permite que você venda produtos e serviços e ganhe reconhecimento profissional, fazendo sua marca se destacar no mercado.


Além disso, usar o Instagram da forma correta investindo na produção de vídeos pode trazer bem mais benefícios para sua empresa. Listamos abaixo algumas vantagens em usar essa rede social.


  1. Atrai novos seguidores;

  2. Melhora o engajamento;

  3. Ser notado e reconhecido pelo algoritmo do Instagram e aparecer para mais pessoas na timeline;

  4. Recebe feedbacks e pode usá-los para aprimorar os conteúdos;

  5. Se destaca da concorrência que não utiliza as ferramentas de vídeos do Instagram;

  6. Aumenta as visitas no seu blog e site;

  7. Aumenta as vendas.


Sabendo de todos esses benefícios, não tem como não começar a criar conteúdos em vídeos para o Instagram, não é?


Só que você precisa entender cada formato de vídeo e definir qual é o melhor para o seu objetivo.


Aprenda a usar cada um e comece a produzir. Para saber mais, continue a leitura.


Aprenda a usar cada formato no Instagram: Reels, Stories, Live e IGTV


Reels


Os reels seguem o formato parecido com os do Tik Tok. Sim, o Instagram quis se inspirar na rede social vizinha e o lançou em 2020.


Nesse formato e, em geral, todos os vídeos do Instagram, devem sempre ser gravados na vertical, a duração máxima dos Reels é de até 60 segundos e ficam disponíveis na aba Reels. Então você precisa ser bem criativo em pouco tempo e despertar a atenção do público.


Além disso, eles ficam no feed do seu perfil. Então quem acessar sua página do Instagram vai logo encontrar o seu vídeo.


E o que você pode postar nos reels? Apresentações dos seus serviços, vídeos corporativos, dicas ou conselhos.


Dicas


  • Os reels dão a opção de adicionar uma música pela biblioteca do próprio Instagram, o indicado é usar uma que seja tendência do momento. A música é essencial porque as pessoas podem parar para assistir porque o áudio chamou atenção.

  • É importante que a música se conecte perfeitamente ao conteúdo do vídeo, conforme o ritmo, batidas e pausas. Isso só é possível fazer se você entender muito bem de edição. A Bendita Filmes pode te ajudar com isso.

  • Prenda a atenção do público logo no início e use uma legenda curta para despertar o interesse.

  • Não utilize os reels para promover um evento. Prefira usar os stories. Os conteúdos do feed é para assuntos sem data de validade.


Stories


Os stories são ótimos para se aproximar mais do seu público e contar tudo o que está acontecendo ou vai acontecer, seja um evento, um lançamento de produto, ou para mostrar os bastidores do seu negócio.


Usá-los permite que sua conta no Instagram se torne mais humanizada e tenha uma identidade própria, fazendo com que seus seguidores te conheçam e se identifiquem com você e sua empresa.


Importante saber que a duração máxima de cada stories é de 15 segundos. Por isso ele serve para falar de coisas rápidas, passar dicas e falar de uma notícia urgente. Não cometa o erro de publicar demais, pois o Instagram agora esconde stories em grande quantidade.


Um ponto importante é você inserir legendas em suas falas, pois o Instagram não oferece essa opção. As legendas são necessárias para tornar o conteúdo mais acessível às pessoas.


Isso leva um pouco de tempo, porque é um processo de edição, mesmo que use legendas automáticas, elas não vão pegar sua pronúncia exata. Neste caso, vale a pena pedir ajuda a um profissional.


Dicas


  • Compartilhe links nos stories. Fazer isso permite que seus seguidores se tornem seus potenciais clientes. Só que a função do compartilhamento de links é válida apenas para quem tem mais de 10.000 seguidores.

  • Use a ferramenta para falar de lançamentos, promover cursos e eventos, apresentar seus produtos e divulgar promoções. Isso gera possíveis vendas.

  • Não fale sobre assuntos muito longos nos stories. Isso acaba sendo entediante e as pessoas podem pular seus vídeos.

  • Teste formatos diferentes na plataforma e analise o que gera mais engajamento.


Live


Transmissão ao vivo no Instagram

Sabe aquele assunto que os seguidores querem tanto saber e é um tema que rende e você está se preparando para falar no momento certo? Então, a live é o instrumento apropriado para usar nessas ocasiões.


É ótimo fazer transmissões ao vivo porque o público está presente e interage, podendo fazer perguntas que podem ser respondidas na hora. Inclusive, é possível fazer parcerias em lives e ainda transmitir seu evento ao vivo para o Instagram.


A duração não costuma passar de 2 horas. Sendo bem feita, ela ajuda no fortalecimento da sua empresa.


Dicas


  • Realize um roteiro/planejamento sobre o tema que você irá abordar.

  • Divulgue antes a live para que o público compareça.


IGTV


O IGTV é mais um recurso de vídeo do Instagram que veio para disputar com outro concorrente, o YouTube. Como as pessoas estão consumindo mais conteúdos em vídeos no celular, a era da TV móvel chegou para ficar.


A duração máxima do vídeo nesse formato é de 1 hora. Para produzi-lo, você precisa pensar em um título atrativo e uma ótima capa, além de que precisa ser promovido e passar por uma boa edição profissional.


Dicas


  • Produza conteúdos de qualidade e relevantes, pois a rede social os prioriza mais.

  • Use-o para perguntas e respostas, vlogs, passo a passo e dicas.


7 dicas para criar vídeos de sucesso no Instagram



1. Defina os objetivos


Antes de qualquer gravação de conteúdo, faça a seguinte pergunta: “o que quero atingir com esse vídeo?”. A resposta servirá para nortear sua estratégia de marketing para vídeos no Instagram.


Com os objetivos definidos, você consegue pensar em quais temas trazer para dentro do vídeo e qual formato é o melhor para comunicar.


Por exemplo, se a sua ideia é gerar engajamento, faça lives, priorizando um horário em que o público que você quer atingir está online.


2. Crie tutoriais


Aproveite a especialidade de sua empresa para fazer vídeos tutoriais. Assim você mostra que entende do assunto e se aproxima mais dos seus seguidores.


Um vídeo tutorial bem feito e com a linguagem direcionada a persona gera engajamento. O conteúdo pode ser simples, mas se for de grande valor e qualidade, atrai o público.


Uma empresa de cosméticos e beleza, por exemplo, pode apostar em vídeos ensinando como definir o cabelo ondulado com o creme da marca.


3. Tenha uma vinheta para a marca


Se você quer que sua empresa se destaque ainda mais e crie presença no Instagram, escolha uma vinheta marcante.


Invista em uma música ou efeito sonoro que transmita a essência da sua marca, que resuma em pouco tempo de abertura os valores e a identidade da sua empresa.


4. Capriche na identidade visual


A identidade visual é muito importante para diferenciar sua empresa de outras concorrentes. Ela facilita o reconhecimento de uma marca tanto no mercado quanto pelo consumidor.


É essencial ter profissionais que cuidem da parte visual da sua empresa para que seus vídeos sejam mais diferenciados e tenham maior qualidade.


5. Use as hashtags certas


As hashtags estão em todas as redes sociais e você já deve ter visto por aí. Elas são representadas por esse simbolo (#).


Por que você deve usá-las? Porque funcionam como motores de busca que permitem aos usuários achar seu conteúdo por meio da pesquisa de uma palavra-chave.


Por isso, identifique quais as melhores para usar no seu negócio e para o tipo de material escolhido.


6. Sempre faça roteiros para os vídeos


Não adianta querer fazer tudo no improviso que não vai dar certo. Corre o risco de você se perder nas palavras, gaguejar e seu público desistir do seu conteúdo.


O roteiro é parte essencial de toda produção de vídeos. Esse material irá facilitar a sua vida e a vida de quem vai editar os seus vídeos para o Instagram. Por isso, não esqueça de fazê-lo.


7. Invista na edição profissional


A edição de vídeos é demorada e exige paciência. Se você já tentou editar os Reels do Instagram, por exemplo, imagino que deve ter batido a cabeça tentando.


Ela não é muito intuitiva e também não oferece tantos recursos diferenciados como um software profissional.


Por isso vale a pena contratar uma equipe qualificada para edição de vídeos. Isso garante um material de maior qualidade e com efeitos visuais incríveis, que farão diferença nos seus conteúdos e irá melhorar a imagem da marca.


Benefícios de contratar uma produtora de vídeos


Economia de tempo


Você economiza tempo e pode se dedicar inteiramente ao seu negócio. Imagine você ter que preparar roteiro, aprender a usar uma câmera e editar. É muito trabalhoso, não é? Por isso é melhor deixar nas mãos de uma produtora que entende do assunto.


Equipamentos de qualidade


Eles utilizam equipamentos de qualidade. Por exemplo, é usada uma câmera profissional que supera a qualidade de um Iphone, pois tem a possibilidade de trocar de lentes, dando um visual melhor à imagem.


Custo-benefício


Contratando uma equipe de produção audiovisual você poupa de gastar com estudos e equipamentos, que se forem de qualidade, possuem um custo elevado.


E aí? Essas dicas te ajudaram a entender como produzir vídeos para o Instagram? Comenta aqui.


Agora você pode produzir conteúdos em vídeos que façam sucesso. E com uma equipe produtora de vídeos seu projeto pode bombar e ainda aumentar o número de conversões.

Faça um orçamento com a Bendita Filmes. Somos especialistas em produções para o Instagram, desde roteiros, lives e até reels.


20 visualizações0 comentário