top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

A importância dos vídeos para a estratégia de conteúdo das redes sociais

Investir na estratégia de vídeos para as redes sociais pode ser ótimo para o seu negócio, conheça os benefícios e comece a produzir


mulher filmando um video para a estrategia de conteudo

Você já deve ter ouvido falar que os vídeos estão tomando conta de todas as mídias sociais, certo?


Prova disso é o Instagram, que antes investia mais em fotos com legendas. Hoje, a plataforma mudou completamente de figura, aderindo aos reels, IGTV, lives e stories.


Além do Instagram, também temos o YouTube e Tik Tok que são acessados diariamente pelos usuários. Todas mídias sociais que você pode apostar em estratégias e ter um bom retorno depois.


Sabe por quê? Porque até você deve consumir pelo menos um vídeo por dia ou deve conhecer alguém que faz isso. Portanto, não tem como escapar. O formato audiovisual é cada vez mais requisitado.


Bem, você deve estar se perguntando, o que eu ganho com isso? Por que é tão importante produzir vídeos?


É isso que vamos mostrar neste artigo.


Conheça agora quais os benefícios de utilizar vídeos em sua estratégia de conteúdo para as redes sociais.


Benefícios de utilizar vídeos na estratégia de conteúdos das redes sociais


1. Transmite autoridade


Quando você aparece em um vídeo ensinando, explicando ou falando sobre seus serviços, por exemplo, você transmite ao público autoridade, mostrando que entende do assunto e gera credibilidade.


Assim, as pessoas consomem seus conteúdos nas redes sociais e podem se tornar seus futuros clientes.


Em um vídeo para o Instagram, por exemplo, você consegue transmitir emoção, como a empatia, mostrando também um pouco da essência da sua marca, isso gera identificação por parte da sua audiência.


Recomendamos você explorar os formatos de vídeo do Instagram. A plataforma já se mostrou perfeita para a produção de vídeos curtos e didáticos, como apresentar um passo a passo.


2. É de fácil compreensão


A dinâmica de consumir um material por vídeo é que facilita o entendimento, já que o assunto pode ser falado de forma oral e apresentado ao mesmo tempo, por imagens, facilitando a interpretação do espectador.


Dessa forma, se você quiser falar sobre um conteúdo mais longo e difícil, o formato em vídeo é a melhor estratégia para aplicar nas mídias sociais. Além de ser muito didático, seu público agradece.


3. Gera mais engajamento nas redes sociais


As pessoas são atraídas pela visão e audição. O audiovisual desperta interesse.

Ao visualizar uma thumbnail, aquela miniatura de imagem que você já deve ter visto em algum vídeo do YouTube, você logo clica para saber do que se trata, correto?


Isso se a miniatura for atrativa o suficiente para despertar sua atenção.


Então, pense no quanto as pessoas vão se interessar pelo seu conteúdo se você souber atraí-las da maneira correta. Quanto mais pessoal for o seu vídeo, maior será o engajamento.


O vídeo já é um formato mais pessoal, que gera maior conexão com o público.


Mesmo nos meios digitais, as pessoas ainda valorizam a proximidade e buscam conhecer mais intimamente as marcas, podemos ver muito dessa interação no Instagram.


Por isso, a comunicação deve ser clara e próxima da sua audiência. Assim, você vai conseguir um engajamento maior nas suas redes sociais.


4. Maior praticidade para o público


O vídeo é um dos formatos mais práticos e fáceis de ser consumidos nas mídias sociais. Isso porque as pessoas buscam por praticidade no tempo de correria do dia a dia.


Não é preciso interromper o que está fazendo para assistir ao conteúdo. Pode fazer isso enquanto está fazendo sua refeição ou lavando a louça, pois não exige total concentração para fazê-lo.


E é isso que o público procura nos dias de hoje.


5. Gera compartilhamento


Um vídeo bem produzido e de boa qualidade, além de gerar engajamento, motiva o compartilhamento.


Aí entra a importância de firmar parceria com especialistas em produção de vídeo e usar uma boa estratégia de conteúdo para as redes.


Nessa estratégia, você precisa:


  • focar no público-alvo que deseja atingir;

  • pensar nos meios de conseguir a atenção da audiência;

  • fazer com que passem adiante seu vídeo.


Se você quer que as pessoas compartilhem seus conteúdos, siga também esses conselhos:


  • planeje e crie um material interessante que conecte e encante sua audiência;

  • faça uma boa thumbnail, como mencionamos anteriormente, para despertar a curiosidade do espectador;

  • utilize também gatilhos em sua estratégia de conteúdo;

  • adote uma linguagem mais próxima do público;

  • contrate influenciadores para falar bem da sua marca. Isso aumenta as chances de compartilhamento.


Somando tudo isso ao valor da sua entrega, seus seguidores sentirão vontade de compartilhar para mais pessoas por entenderem que será útil para elas também.


Por isso sempre pense na dor de sua persona ao produzir um vídeo, pois esse poderá ser um fator estimulante na decisão de compartilhar.


Quanto mais gente espalhar seu vídeo por aí, mais visibilidade sua empresa terá. Isso vai atrair novos visitantes para seu site e redes sociais, além de conseguir potenciais clientes e realizar boas vendas.


6. Você conhece melhor o seu público


Ao adotar vídeos em sua estratégia de conteúdo no Instagram, seus seguidores interagem e se envolvem mais com suas postagens. Nesse tempo, você consegue perceber o que mais agrada seu público, quais assuntos e quais formatos de vídeo preferem.


Com isso é possível conhecê-los melhor e planejar o próximo material para ser ainda mais assertivo.


E por fim, diminui a distância entre o cliente e sua empresa. Permitindo uma comunicação mais amigável e interativa, favorecendo ambas as partes.


Comece a criar vídeos para a estratégia de conteúdo de suas redes sociais


Bom, agora que você entende a importância de investir em vídeos para sua estratégia de conteúdo nas redes sociais, é hora de começar a trabalhar nesse formato.


Como você viu, o Instagram está investindo pesado nos modelos de vídeos e é bom entender como funciona para produzir da maneira correta e não ficar atrás da concorrência.


Para te ajudar a produzir vídeos estratégicos e impulsionar a sua marca no mercado, que tal contratar uma produtora de vídeos especializada em produções para Instagram e YouTube?


Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.

bottom of page