top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

Fazer um vídeo institucional é fundamental para sua empresa

Atualizado: 25 de mar.



Produtora Video Institucional

Vídeo empresarial, vídeo corporativo ou vídeo institucional. Não é relevante como você o chama, mas fazê-lo é muito importante para sua empresa. A ideia já está relativamente popularizada, porém é preciso dar o foco certo para seus vídeos, direcionando conteúdos e formatos diferentes caso seu público seja interno ou externo.

Recordando: o vídeo institucional serve para apresentar uma empresa, revelando sua história, seu trabalho, as características que a diferenciam e seus objetivos no futuro. E por que fazer tudo isso em vídeo? Afinal, quase todos os sites de empresas já têm um setor de “Quem somos”.

Vejamos:

1- Segundo o blog Think with Google, vídeo é o tipo de conteúdo mais consumido no Brasil.

2- Só aqui, existem cerca de 98 milhões de pessoas usando o YouTube, que é a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo.

3- O Facebook informa que, a cada ano pessoas e empresas mais que triplicaram a quantidades de vídeos publicados, porque metade de seus usuários vê pelo menos um vídeo por dia.

Ou seja, fazer um vídeo institucional é garantia de que você conseguirá atingir seu público-alvo. Todavia é necessário separar se o público será interno ou externo.

Confira também:


Público externo

O vídeo institucional feito para futuros clientes ou pessoas que já conhecem a sua marca não pode ser longo. Com a internet, a forma de consumir conteúdo se tornou muito rápida, então procure fazer um vídeo de cerca de três minutos.

O conteúdo também muda. Quando o vídeo institucional é direcionado para o público externo, é legal focar no diferencial da sua empresa. Você até pode começar o vídeo apresentando um problema ou fazendo uma pergunta para depois apresentar uma solução. Isso envolve o público e gera identificação.

Se você for começar o vídeo institucional da sua empresa dessa forma, coloque o nome da sua marca no meio dele, nunca no fim. Porque, mesmo que o vídeo seja curto, as pessoas podem não assisti-lo até o final.

O vídeo institucional pode ser ainda em formato de Storytelling. Nesse caso, o foco não será no diferencial da sua empresa, e sim na história dela. Contá-la de uma forma emotiva atrai um público externo muito maior, pois instiga a curiosidade das pessoas.

Quem não gosta de uma boa história, não é mesmo?



Todos esses exemplos podem ser utilizados em vídeos institucionais que vão para o site, o canal do YouTube e as páginas das redes sociais da sua empresa, além de serem ideais para eventos, reuniões em que sua marca será apresentada, e para processos seletivos.

Público interno

O vídeo institucional também pode ser usado em reuniões de colaboradores da sua empresa, apresentações de novos investimentos, treinamentos, introdução de diretrizes e prestação de contas.

Para esse público interno, não é ruim fazer um vídeo institucional mais longo, pois os colaboradores precisam das informações sobre a empresa. Você não necessita fisgar, com criatividade, o público.




Mesmo assim, faça um vídeo visualmente bonito para que os colaboradores valorizem a empresa em que trabalham e absorvam a informação com facilidade. Por exemplo, utilizar gráficos é bem útil quando o público-alvo é interno, porque as pessoas decoram mais facilmente figuras do que conteúdos narrados.


Obviamente um mesmo vídeo institucional pode ser divulgado para os públicos interno e externo, no entanto, direcionar gera melhores resultados. Contrate nosso serviço e tenha um conteúdo para cada tipo de público.

Quer receber semanalmente promoções, conteúdos e dicas relevantes? Inscreva-se em nossa lista.

Outros conteúdos:

110 visualizações0 comentário
bottom of page