top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

4 Dicas de Vídeo para Cada Fase da Jornada do Consumidor

Atualizado: 12 de jul. de 2022



jornada consumidor video

Cada fase da jornada do consumidor pode ser feita em vídeo para guiá-lo até a compra. Os conteúdos audiovisuais são uma boa opção para captar clientes porque a primeira atitude que eles têm quando querem adquirir um produto ou serviço é fazer uma pesquisa. E o público prefere assistir a vídeos a ler um texto. Sem contar que os consumidores se sentem mais seguros para comprar aquilo que eles têm a chance de visualizar antes.

Veja também:

Para acompanhar esse comportamento de que o consumidor pesquisa antes na internet um produto que quer comprar, as empresas estão sendo forçadas a reformular regras e desdobrar-se para satisfazer as necessidades dos clientes, tornando suas marcas presentes e convenientes em todas as etapa da jornada do consumidor.

A pesquisa feita neste ano pela consultoria Provokers mostra ainda um entrelaçamento entre lojas físicas e internet na jornada do consumidor: 96% pesquisam online antes de decidirem em que loja física vão comprar, 95% pesquisam online para escolher os produtos antes de comprarem em uma loja física, 87% checam online se a loja física possui o produto que querem comprar e 72% já compraram online de uma loja onde nunca estiveram pessoalmente.

Já que estar presente na internet é tão importante e os vídeos são uma ótima saída para isso, confira dicas de como fazer conteúdos audiovisuais em cada estágio da jornada do consumidor:

1- Fase de consciência

O objetivo é que seus potenciais consumidores descubram que têm uma necessidade, então faça vídeos educativos.

Por exemplo: sua empresa fabrica calçados e o nome dela é Calçados&Cia, dessa maneira, o título do vídeo poderia ser “10 problemas que um tênis gasto pode causar no joelho”.

Na jornada do consumidor, apenas estar presente nos momentos que fazem diferença para o público não é suficiente. Você deve sempre estar um passo adiante dos clientes e conhecer as necessidades deles melhor até que eles mesmos. As marcas que quiserem ter sucesso vão precisar adquirir um conhecimento muito mais profundo de seus compradores a cada interação. É necessário criar uma visão detalhada e baseada em dados para realmente conhecê-los e ajudá-los em suas jornadas pessoais. Essa mentalidade de prestação de serviço vai ser essencial para quem quiser vencer.

2- Fase de consideração

O objetivo é fazer com que o consumidor que já conhece o próprio problema passe a considerar a sua empresa como a responsável pela solução, então produza webinares ao vivo, vídeos de produtos, depoimentos de consumidores ou apresentações de cases de sucesso.

Por exemplo: “Quais são os benefícios do tênis da Calçados&Cia.”.

A intenção é mostrar como o seu produto é único e atende às necessidades do seu cliente.

3- Fase de decisão

O objetivo é tirar qualquer dúvida do consumidor e levá-lo a concluir a compra, então faça vídeos de demonstração de produtos.

Por exemplo: “Tênis da marca Calçados&Cia. passa por teste de qualidade; veja comparação com outras marcas”.

As demonstrações servem para que o cliente veja o produto e confie na sua empresa.

4- Fase de pós-compra

O objetivo é fidelizar o consumidor e fazer com que ele indique sua empresa para outras pessoas, então produza vídeos de storytelling.

Por exemplo: “Como a marca Calçados&Cia. usa a tradição japonesa para fazer tênis”.

Use uma vertente emocional já que é nesta fase que o cliente pode se tornar um defensor da sua empresa.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page