top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

Como redes sociais ajudam sua empresa na nova jornada do consumidor

Atualizado: 15 de abr.

menina nas redes sociais

A jornada de decisão do consumidor não é mais uma linha reta que passa pela geração de leads, qualificação, criação de proposta, negociação e fechamento. Atualmente o mundo digital invadiu todas essas etapas, por isso, é preciso investir nas redes sociais e, não só apresentar a sua marca, mas oferecer soluções.

A Sephora entendeu isso. A rede de produtos de beleza, fundada em 1970, abriu o quanto antes um e-commerce e, mais recentemente, em uma constante evolução, abriu um chat em sua loja virtual dos Estados Unidos para que clientes possam trocar dicas de cosméticos entre si. Assim, a marca oferece soluções para seus consumidores, cria engajamento e monitora quais são os assuntos mais abordados.


A jornada de decisão do consumidor não é mais uma linha reta porque, muitas vezes, com a facilidade da internet, o intervalo entre o comprador decidir adquirir um produto e realmente comprá-lo é de apenas um instante. O mundo digital acelerou o processo de compra tradicional. Então sua marca precisa estar sempre presente, como a Sephora, para suprir a necessidade do cliente naquele minuto em que a decisão de comprar foi tomada. E, você já deve ter percebido, isso não significa somente estar em primeiro lugar nos resultados de busca do Google.

Realizar marketing nas redes sociais faz com que sua marca esteja sempre presente, afinal, só em 2015, os brasileiros passaram 650 horas por mês nelas, de acordo com a pesquisa Digital Future Focus Brazil. Entre curtidas e visualizações, os consumidores de hoje esperam que as empresas não só ouçam, mas também respondam seus comentários. Por isso, atue sobretudo de forma ágil.

Veja também:

Isso é bom para as duas pontas, já que o consumidor se sente melhor atendido e sua empresa passa a conhecer as pessoas que escolhem clicar em seu conteúdo.

Aliás, a escolha é fundamental. Conforme uma pesquisa do YouTube mostra, 9 em cada 10 pessoas preferem propagandas que dão escolha a elas, como o TrueView, anúncio da própria plataforma de vídeos que pode ser pulado depois de 5 segundos. Esse tipo de publicidade é muito mais eficiente que os comerciais da televisão, por exemplo, pois quem não o pula está realmente interessado no que a marca oferece. Ao contrário do que acontece com a TV, que força uma propaganda, porém grande parte dos espectadores nem chega a interessar-se no conteúdo, pois está navegando na internet enquanto ele está passando.


Ao monitorar quem assiste ao TrueView completo e também as reações nas mídias sociais, sua empresa pode ampliar progressivamente o engajamento e colher informações para fazer campanhas de marketing segmentadas.

Após fazer as segmentações, você consegue definir quais consumidores trazem melhores resultados. Para isso, existem plataformas de gerenciamento de audiência que analisam os dados internos da sua empresa, como a DMPBrasil.

Veja também:

Ou seja, investir nas redes sociais é bom para seu cliente e é bom para você. As empresas que não entenderam como a transformação digital mudou o mundo acabaram quebrando. Exagero? Basta olhar para a história da Kodak ou da Nokia.

Segundo o Think with Google, 76% dos profissionais de marketing disseram que sua área mudou mais nos últimos 2 anos do que nos últimos 50. Hoje são três os elementos cruciais que precisam ser utilizados: estar sempre presente, apostar nas redes sociais e fazer com que o público-alvo se engaje.

Então entre de uma vez no mundo digital e deixe o gerenciamento das suas redes sociais conosco!

Quer receber semanalmente promoções, conteúdos e dicas relevantes? Inscreva-se em nossa lista.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page