top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

O que faz uma produtora de YouTube?

Uma produtora de YouTube pode criar desde roteiros até a identidade visual de um canal no YouTube. Confira



Produtoras de vídeo para o YouTube no estúdio de gravação


Uma produtora de YouTube pode ser uma grande aliada para as empresas que querem crescer na plataforma. Isso porque a tendência por vídeos nas redes sociais já é uma realidade.


Para você ter uma ideia, 86% das marcas usam o vídeo como estratégia de marketing, e quem ainda não usa, é por falta de tempo para se dedicar.


Assim, contar com uma equipe de produção audiovisual é uma mão na roda para quem quer fazer sucesso com seu canal no YouTube.


Mas afinal, o que faz uma produtora de vídeos? Fique aqui que vamos te explicar tudo!


Serviços da produtora de YouTube


Os profissionais seguem várias etapas para produzir um vídeo de qualidade para o YouTube, sendo: a pré-produção, produção, edição e pós-edição. Vamos começar com a parte antes de iniciar as gravações. Veja o que é feito.


Tudo começa na pré-produção


A pré-produção é a hora do planejamento e decisão. Etapa muito importante para dar forma ao material no futuro. Para quem está fazendo tudo sozinho pode ser muito difícil, mas se contar com a ajuda de uma produtora, fica mais fácil essa jornada.


Para começar o projeto da forma certa, existem algumas etapas a seguir:


Reunião com o cliente


A produtora de YouTube primeiro realiza uma reunião para entender quais suas ideias e interesses para seu canal no YouTube e, assim, constroem o planejamento, levando em consideração alguns pontos importantes:


  • Objetivo da empresa;

  • Expectativas;

  • Qual a mensagem principal a ser transmitida;

  • Público-alvo.


Orçamento


Tendo todas as informações, a produtora de vídeos fará o orçamento para ter uma ideia dos custos do projeto. Ela precisará avaliar outros aspectos também para estipular um valor, como ambiente para as gravações e prazo para a produção e entrega.


Roteiro


A equipe profissional também ficará responsável pela criação do roteiro — material importante que servirá como guia para a produção dos vídeos. O documento é feito com um modelo adequado para o YouTube.


Para criá-lo, é importante ter uma conversa para decidir o que será produzido, pois podem surgir dúvidas sobre como colocar em prática todas as ideias.


Nesse momento, a equipe pode ajudar a concretizá-las e definir o que é melhor e mais se encaixa para os objetivos do proprietário do canal. Uma vez que os profissionais têm experiência com o que dá ou não certo e podem trazer propostas criativas para seu cliente.


Nicho definido e seleção de temas


Se você quer realmente construir um canal no YouTube, é muito importante já definir um nicho, escolher um tema do qual gosta de falar e/ou que tenha habilidade, além de verificar se tem bastante procura.


Após isso, a produtora faz uma pesquisa de mercado e seleciona os melhores temas para o seu segmento.


Esse é um passo essencial para ajudar seu negócio a crescer no YouTube.


Identidade visual


Uma produtora de vídeo se preocupa até com a identidade visual do seu canal. Os profissionais pensam em tudo, ideias para capas, thumbs, identidade visual para os vídeos e criação da logo.


Porque tanto o áudio como o visual são fundamentais para uma marca e a equipe de produção de vídeos trabalha firme nos dois lados.


Hora da produção audiovisual


Nesse momento, o criador de conteúdo para o YouTube deve estar preparado para gravar o vídeo com a produtora, estando com tudo alinhado e pronto para começar.


Por isso, antes da gravação, é importante ler o roteiro para não se perder e cometer gafes. Claro que no momento da edição o editor pode cortar alguns erros do projeto, mas a qualidade do conteúdo depende de você.


Então tente seguir o roteiro, mas de forma mais dinâmica, sem ser robótico. Dependendo do objetivo, se ocorrer alguns erros e cenas engraçadas, você pode até pedir ao profissional para deixar, isso humaniza mais os seus vídeos e o público pode gostar.


E quanto a iluminação, equipamentos, cenário e espaço adequado para as gravações, não é preciso se preocupar, pois as produtoras de YouTube podem ficar responsáveis por esses detalhes.


Além disso, contam com uma equipe técnica e câmeras para o vídeo sair com alta qualidade. Mas lembre-se, uma produtora não faz milagres se você não colaborar, produza conteúdos ricos e seja autêntico. Acima de tudo, estude e se prepare para a hora da ação.


Momento da edição do vídeo


É aqui que o seu conteúdo ganha forma e o editor trabalha para fazer a mágica acontecer.


A edição de vídeos é realizada com o auxílio de softwares de edição profissionais como Premiere Pro, After Efects, Photoshop, entre outros. O profissional de edição se encarrega de inserir a trilha sonora, legendas, locuções, fazer ajustes de áudio, aplicar efeitos, inserir imagens, memes, fazer cortes e correção de cor.


Acredite, um vídeo bem editado faz total diferença no seu trabalho. Essa etapa é indispensável para que o material seja bem aceito pelo público. Uma trilha sonora boa e intencional pode cativar e emocionar, imagens e memes podem fazer uma pessoa sorrir e se identificar com o conteúdo. Pense nisso.


Pós-edição e divulgação do vídeo


Após a edição, não para por aí, a equipe de produção trabalha para analisar como será a repercussão do vídeo. Confira o que uma produtora de YouTube também faz:


  • A equipe audiovisual sobe o vídeo para o canal seguindo as boas práticas de SEO, inclusive, ela trabalha gerenciando o site e respondendo aos comentários dos inscritos.

  • Também é realizada a análise dos dados para conferir o que está dando certo e gerando engajamento.

  • E por fim, divulga o canal de YouTube com campanhas pagas para atrair mais inscritos.


Agora que você já sabe o que uma produtora de YouTube faz, que tal contratar uma equipe para fazer seu canal crescer? Nós da Bendita Filmes produzimos para vários formatos, conheça nossos serviços.


Nossa produtora de vídeos conta com especialistas que criam desde o roteiro até a identidade visual do canal. Veja o que um dos maiores youtubers do Brasil comentou sobre a nossa produção para um cliente nosso: encontrei o melhor youtuber de fortnite de todos os tempos!





bottom of page