top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

Vídeos para Instagram: 8 aplicativos para te ajudar na edição

Conheça os melhores aplicativos de edição para o Instagram e crie vídeos incríveis


Instagram no celular para postar vídeos

Os vídeos no Instagram estão em alta e é possível criar reels na própria rede social — ela possui a ferramenta de edição.


Mas, é bom inovar de vez em quando e buscar outras ferramentas que ajudam a criar vídeos mais interessantes.


Inclusive, além dos aplicativos próprios para edição, também existem os apps de melhor escolha de hashtags — elas permitem seu video engajar na rede social.


Se você quer criar vídeos de sucesso e diferentes dos demais, continue acompanhando este artigo. Confira os melhores aplicativos a seguir!



1. CapCut — Video Editor


Compatibilidade: Android e iOS


Vamos começar com um aplicativo bem famoso no mundo das edições de vídeos para o Instagram — o CapCut.


O app é gratuito e bem completo. Ele tem a opção de criar legendas automáticas, tornando seu vídeo mais acessível. Além disso, é possível editar a legenda e corrigir os erros do texto.


Você pode ainda regular a velocidade do vídeo, fazer efeitos de transição, ajustar a duração dos efeitos, remover fundo e importar áudios. Essas são só algumas das funções que esse aplicativo fornece.


2. InShot



Editor de vídeos InShot versão Pro que contém mais recursos
Editor de vídeos InShot versão Pro


Compatibilidade: Android e iOS


O aplicativo de edição InShot permite editar vídeos, fazer colagens de fotos e ainda criar seus Reels para o Instagram.


Ele é gratuito e nessa versão possui a marca d’água, sendo um pouco incômodo para alguns usuários, mas, tem diversas funções interessantes, como a locução, opção de congelar e reverter os vídeos, além de oferecer uma biblioteca cheia de filtros.


Ainda tem a versão paga do app que permite exportar vídeos em alta qualidade e acessar outros recursos gráficos mais avançados. Nessa opção, a marca d’água não é inserida se você realizar a assinatura.


3. FilmoraGo



Editor de vídeo FilmoraGo com templates, efeitos sonoros e visuais
Editor de vídeos FilmoraGo


Compatibilidade: Android e iOS


O FilmoraGo é um app de edição que permite criar vídeos nos formatos ajustados às redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Tik Tok.


O aplicativo é grátis, mas tem a versão pro com mais recursos, efeitos e, sem a marca d’água.


É possível começar a edição do vídeo para o Instagram clicando em um novo projeto e escolher a partir de sua galeria o vídeo que quer editar.


Na linha do tempo você pode aplicar efeitos sonoros e visuais, cortar e inserir trechos, e também adicionar música. A versão gratuita do app ainda permite extrair áudios, gravar voz, aplicar efeitos em 3D, fazer transições e incluir textos animados.


Além disso, se você quiser editar o arquivo em outro momento, é só salvá-lo como rascunho e retomar quando puder.


4. Clips


Compatibilidade: Exclusivo para iOS


O Clips é um aplicativo gratuito e próprio do iPhone. O app só permite criar vídeos na hora e incluir fotos da galeria para fazer colagens, mas não tem a opção de adicionar vídeos salvos da biblioteca do seu celular.


Embora tenha essa limitação, é possível fazer a edição pelo Clips, salvar e depois mandar o projeto para o Reels do Instagram normalmente.


O app disponibiliza efeitos de realidade aumentada, transições, opções de cortes, ajustes e legendas automáticas.


Por fim, depois da gravação e edição do projeto, é possível salvá-lo no iCloud e transferi-lo para a galeria do iPhone.


5. Tagify


Compatibilidade: Exclusivo para Android


O app Tagify é gratuito, mas com a opção de compras, caso o usuário deseje investir mais.


O lado ruim da versão grátis é que possui muitos anúncios e pode prejudicar a experiência do usuário. Para removê-los, é preciso pagar pela versão pro.


Um ponto que difere esse aplicativo de outros é que ele é focado em pesquisa de palavras-chave — e não em edição audiovisual.

Por isso, você pode usá-lo após editar o seu vídeo. É só baixar e acessar o Tagify e, em seguida, consultar as palavras relacionadas ao conteúdo do seu projeto.


O app permite que você crie uma lista de hashtags para copiá-las e adicioná-las em sua produção audiovisual.


Mas atenção! Não use palavras em excesso, o recomendado é no máximo 3. Entenda como fazer bom uso das hashtags e as use com cautela.


6. Editor de Vídeo — VivaVideo


Compatibilidade: Android e iOS


Esse é um dos editores de vídeo mais conhecidos do mundo e é bem fácil para um iniciante utilizar. Ele apresenta algumas funcionalidades básicas como os filtros, legendas e stickers animados.


Além disso, é possível gravar vídeos no próprio aplicativo e ajustar a velocidade, deixando-o mais rápido ou lento. O VivaVideo também tem filtros semelhantes ao do Instagram, tornando os vídeos mais interessantes.


Para quem deseja habilitar mais funções, precisa aderir ao plano pago.


7. YouCut



Aplicativo de edição de vídeos YouCut e sua biblioteca de músicas
Editor de vídeos YouCut

Compatibilidade: Exclusivo para Android


O YouCut é um dos aplicativos de edição mais simples e fáceis de usar. Ele é um dos melhores para fazer cortes precisos. Então se você fez vários vídeos e quer juntá-los ou apenas cortar erros de um vídeo mais longo, ele é perfeito para isso.


O app tem várias funções: gravação de voz; ajuste de velocidade do vídeo — lento ou rápido; filtros e efeitos; textos; emojis, gifs e figurinhas. Além de conter uma biblioteca de músicas que você pode inserir no seu projeto.


Se você quer algo simples e rápido, ele atende bem aos requisitos.


O bom do aplicativo é não ter marca d’água na versão gratuita e poder ajustar ao formato das redes sociais: Instagram, Tik Tok e YouTube. Vale a pena, não é?


O lado negativo é que exibe muitos anúncios. Para removê-los, só fazendo a assinatura do plano.


8. Kinemaster


Compatibilidade: Android e iOS


O Kinemaster possui um visual semelhante ao de outros editores para computadores, mas é o aplicativo ideal para quem busca facilidade em edição de vídeos para as redes sociais.


Entre suas funções, podemos destacar a edição de várias camadas de vídeo, controle de cor e brilho.


O app ainda permite usar suas gravações e aplicar efeitos, ajustar volume de áudio, inserir elementos gráficos de imagem e texto.


O diferencial dele é poder adicionar músicas livremente do seu computador. Existem alguns sites em que você pode baixar música grátis, caso queira, é só acessar.


Esses foram os sete aplicativos mais indicados para editar seus vídeos para o Instagram. Você já conhecia algum deles? Deixe um comentário para sabermos.


Caso esteja sem tempo e deseje contratar uma produtora de vídeos para cuidar do seu projeto, entre em contato com a Bendita filmes e solicite um orçamento. Estaremos prontos para lhe atender!





bottom of page