• Djulian Dias

7 dicas para fazer um vídeo institucional

Confira nossas sete dicas valiosas para fazer um vídeo institucional incrível e saiba o que não fazer


Câmera filmando em espaço aberto para produção de vídeo institucional

Fazer um vídeo institucional é muito mais do que apenas apresentar a empresa e colaboradores.


É explorar todas as essências da sua marca e tornar seu vídeo memorável na mente das pessoas. Fortalecendo a imagem do seu negócio. Mas, como fazer um material institucional?


Bom, tem alguns passos essenciais para a produção do seu projeto, que de nenhuma maneira você deve ignorá-los.


Se você quer saber quais são, continue aqui. Separamos dicas valiosas que vão te ajudar na produção do seu vídeo corporativo e ainda uma lista do que não fazer. Confira!



Dicas para criar um vídeo institucional


1. Busque referências


Antes de decidir como será o seu vídeo institucional, procure inspirações pela web. Isso vai te ajudar a pensar em uma estratégia e definir o que você mais gosta. Se é um estilo mais agitado ou lento, mais humor ou seriedade.


Quem sabe alguns cases de sucesso de vídeos de marcas possam te dar uma luz. É possível até mesclar referências diferentes e criar algo único e diferente.


Tendo um ponto de partida, é melhor até para o produtor de vídeo ter uma ideia do que você quer. Então mostre à equipe de produção suas referências e juntos vocês podem decidir o que fazer.


2. Tenha objetivos estabelecidos


Após buscar referências, comece o planejamento do seu projeto.


Aqui entra uma decisão muito importante — definir o objetivo principal do vídeo institucional.


Nesse caso, pense em algo mais específico, que vai além de divulgar a empresa.


Algo que você quer dar mais ênfase. Pode optar por mostrar o diferencial do seu negócio, explorando um tema que mostra o real valor da marca para as pessoas se conectarem e se sensibilizarem.


Traçar um objetivo específico é essencial antes de iniciar o processo produtivo. Então, pense com carinho.



3. Crie pensando em um público-alvo


O próximo passo após estabelecer os objetivos é definir qual o público do seu vídeo institucional.


Por exemplo, se o intuito é passar uma mensagem de consciência ambiental e iniciativas a favor da sustentabilidade, você deve focar na sociedade. O público é mais abrangente, então use uma linguagem mais acessível e compreensível.


Isso não quer dizer que o conteúdo do vídeo não atrairá outras pessoas interessadas no seu negócio, mas é importante especificar para no futuro conseguir leads qualificados.


Além disso, pensar em uma persona aumenta as chances dela se identificar com seu conteúdo. Porque quando é especificado, a linguagem é pensada de acordo com esse público, o tom e voz da marca também. Aí gera conexão imediata.


Identificando seu público-alvo, você também não fica perdido atirando para qualquer lado sem saber o que produzir.


4. Crie um roteiro incrível


A etapa de criar um roteiro é demorada e dá um pouco de trabalho. Mas não se assuste! Com a ajuda de um profissional da área fica mais fácil para você elaborá-lo.


Porque é muita coisa para pensar e planejar. Filmagens, locução, trilha sonora, cenário, animações, se for de sua escolha.


É essencial criar esse material, porque podem ocorrer imprevistos. Já pensou você planejar narrar a história da sua empresa, mas não ficar do jeito que queria? O tom da voz e a dicção podem não estar bem articulados ou não alinhar com o conteúdo do vídeo.


Nesse caso, você pode trabalhar a melhora da sua oratória, se quiser, ou contratar um locutor. Por isso teste as possibilidades.


Tudo deve entrar no roteiro. Imagine se as empresas pulassem essa parte, talvez não existissem cases de sucesso que encontramos hoje no YouTube.


5. Garanta uma boa iluminação


Muitos vídeos não são feitos apenas com a luz natural do dia, é preciso de equipamentos de iluminação para dar aquela forcinha.


Caso não tenha luzes de potência para usar, tente gravar no período da manhã em espaços abertos ou acenda todas as lâmpadas.


Garantir uma boa iluminação passa credibilidade e profissionalismo na produção audiovisual e permite que a mensagem do seu vídeo seja transmitida de forma eficaz. Isso traz uma boa experiência visual ao telespectador.


6. Use a mágica do storytelling


Uma boa história encanta, então por que não contar a sua?


Usar a estratégia de storytelling em seu vídeo corporativo fará com que o público se envolva muito mais com a sua marca.


Você não precisa aparecer e falar se não quiser. Basta usar a imaginação e criatividade, até mesmo vídeos sem narração fazem grande sucesso. Explore as possibilidades.


7. Invista em produção de ponta


Para fazer um vídeo institucional que gere resultados é preciso investir fortemente em uma produção que seja impecável.


Por isso, se você quer algo de qualidade para sua empresa, esqueça a ideia de fazer vídeos caseiros ou usar banco de vídeos — que fornecem materiais prontos.


Aposte em conteúdo original, explorando os espaços da empresa ou apresentando os colaboradores e seus serviços, tornando o material audiovisual mais rico e pessoal.


Se precisar, contrate uma produtora de vídeos para ajudar em toda a produção, desde roteiros até a edição do projeto. Contratando profissionais você terá algo de qualidade. Eles utilizam equipamentos audiovisuais de ponta e são especialistas em vídeos institucionais.


O que não fazer ao produzir um vídeo institucional


Trouxemos dicas que vão ajudar na produção do projeto. São caminhos para fazer um material de qualidade, que trarão resultados. Mas, é comum cometer alguns errinhos. Por isso fizemos essa lista que você pode conferir agora.


1. Tente não prolongar demais o seu vídeo, pode ficar monótono e cansativo;

2. Não conduza tudo sozinho. Procure profissionais que traduzam suas intenções e ajudem a cortar falhas do roteiro;

3. Procure não usar músicas em alta — ela pode chamar mais atenção do que o conteúdo;

4. Cuide com o cenário. Mostrar um ambiente desorganizado ou sujo dá a impressão de desleixo por parte da empresa.


Agora que você já sabe algumas dicas para fazer um vídeo institucional e não errar, pode começar a criar o seu projeto sem preocupações.


Seguindo tudo o que você leu até aqui, tenho certeza de que seu vídeo será um sucesso. Caso queira ajuda de uma produtora, entre em contato com a Bendita Filmes para conversarmos.





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo