• Djulian Dias

Branded Content em Vídeo: o que é e como aplicar?

Entenda o que é e veja exemplos de cases de sucesso de grandes marcas como Red Bull e Netflix para se inspirar


Mulheres trabalhando no planejamento de branded content em vídeo

Você já deve ter visto um branded content em vídeo alguma vez. Alguns até bem-conhecidos, como o da marca Red Bull, que investe firme em campanhas ligadas ao esporte.


Ou então, você que acessa muito as redes sociais — como o Instagram, já deve ter assistido vídeos da plataforma Netflix apresentando a divulgação de uma série ou uma nova temporada tão esperada pelos fãs.


Isso é chamado de conteúdo de marca. Já percebeu o quanto são criativas, dinâmicas, profundas e reflexivas a maioria desse tipo de conteúdo? Pois é. Eles são valiosos para toda estratégia de um negócio.


Se você quer entender melhor o que é branded content em vídeo para aplicar na sua empresa e melhorar seu posicionamento de marca. Acompanhe nosso artigo.


O que é Branded Content


Branded Content traduzido para o português significa conteúdo de marca. O objetivo é a produção de conteúdo de valor, que seja relevante e de muita qualidade para a audiência.


Assim, a empresa não procura investir em anúncios ou vendas que não geram credibilidade, mas, em criar conteúdos assertivos e trazer informações relevantes que se conectem com seu público-alvo e, assim, reforçar o posicionamento da marca.


E para que o objetivo de produzir esse tipo de conteúdo seja eficaz, é preciso construir um bom storytelling. É isso que muitas empresas tem feito e gera muitos resultados satisfatórios — contando em vídeos grandes histórias que emocionam.


Conheça agora os grandes cases de branded content produzidos em vídeos.

.

Melhores cases de Branded Content em vídeo para você se inspirar


Dove retratos da “Real Beleza”


O vídeo da campanha “Real Beleza” com certeza impactou milhares de mulheres por aí. Porque mostra como elas são muito exigentes com a sua própria aparência e como isso as incomoda.


A campanha realmente emociona!



Ela apresenta um desenhista fazendo o retrato de várias mulheres. Primeiro ele desenhava conforme as características que a mulher descrevia de si mesma. Depois, outra mulher a descrevia e ele desenhava outro retrato falado.


Ao final, elas viam seus retratos diferentes e percebiam que os descritos por outras pessoas eram mais bonitos, alegres e demonstravam mais simpatia.


Assim, foi comprovado que a preocupação com uma imagem padrão da sociedade é prejudicial e não faz sentido.


A Dove tratou do assunto de forma sensível e demonstrou que valoriza todas as mulheres e que cada uma tem sua beleza.


Dessa forma, a marca Dove conseguiu se consolidar e se aproximou mais da sua audiência, pois trouxe conteúdo de grande valor e tocou o público.


Campanha “Like a girl”, de Always


A marca Always sempre surpreende com seus conteúdos voltados ao público feminino. Prova disso, é um dos cases de maior sucesso, o “Like a girl”.



Na campanha, a empresa abordou o termo “tipo menina”, para mostrar como é tratado de forma indelicada. No vídeo, era pedido para homens, mulheres e crianças agir como uma menina: “lute como uma menina”; “corra como uma menina”.


E as demonstrações eram como se a definição de agir como mulher fosse ruim. Como se não tivessem força ou fossem muito delicadas.


Muitas meninas e mulheres se identificaram com o video. O sucesso foi tão grande que a marca ganhou um prêmio no Emmy de 2015.


Campanha Red Bull


A Red Bull é uma marca que trabalha duro no seu branded content e de uma forma diferenciada. Ela investe muito em campanhas alinhadas ao esporte radical.



Por mais que a maioria dos atletas não consuma a bebida energética, a empresa não deixa de usar a estratégia de práticas esportivas e desafiadoras em seu conteúdo de marca.


Para você ter uma noção, uma grande ação que a Red Bull realizou foi com a participação de pilotos em uma corrida de aeronaves. Em todo momento o símbolo da marca é mostrado em roupas, capacetes e aviões.


E toda a atração se resume em pura adrenalina e aventura para passar a mensagem de que a bebida é pura energia e busca “vencer a gravidade”.


Orange Is The New Black — com Inês Brasil


Para divulgar uma temporada tão aguardada da série “Orange Is The New Black”, a Netflix apostou na criatividade e fez um especial com Inês Brasil.



Usando o tom de humor, no vídeo aparece Inês e a detenta Piper conversando em celas diferentes.


A campanha promocional teve um bom alcance nas primeiras 15 horas e chegou a atingir 5 milhões de visualizações só no Facebook. No YouTube, passou de 3 milhões. Não é incrível!?


Como fazer Branded Content em vídeo


Para fazer um bom branded content em vídeo é preciso pensar em algumas ações e ter estratégias bem-definidas.


Você deve ter percebido que grandes marcas se destacaram pelo seu conteúdo em vídeo ser bem-estruturado e bem-planejado, focado em atrair o público correto e, pelo que vimos, a estratégia deu certo e alcançou uma boa quantidade de admiradores.


Agora, pra você se destacar igualmente e fazer um branded content certeiro, separamos algumas dicas para você seguir que vão te ajudar. Acompanhe!


1. Conecte-se com o seu público


Use as redes sociais onde seu público está constantemente. Ah! E não esqueça de adequar o tom de voz, procurando sempre se comunicar de forma próxima e que sua audiência te entenda.


Tenha uma linguagem única e que reflita a essência da sua marca, mas que gere conexão com seu público-alvo.


2. Crie sua persona


Se você não tem sua persona definida ainda, é bom começar a pensar em uma. Você pode descobrir sua persona usando aplicativos e sites próprios para isso.


Depois disso, você pode pesquisar quais são as principais necessidades dessa persona. Que conteúdos ela busca? Quais são suas dúvidas? E com isso, você consegue direcionar melhor os conteúdos e sanar essas dúvidas.


3. Crie conteúdo relevante que emociona


Para isso acontecer, você precisa entender a sua audiência.


Depois, é só criar conteúdos atraentes para conquistar o seu público e despertar a emoção.


Quanto mais as pessoas se identificarem com a sua marca, mais elas vão engajar. Engajando, elas vão compartilhar. Porque seu vídeo fez tanto sentido para elas, que precisam que outras pessoas vejam também.


Pense nisso!


Hora de colocar em prática seu Branded Content em vídeo


Com uma boa estratégia e uma pitada de criatividade, seu branded content vai longe. Depois de ler este artigo, acredito que sua empresa vai criar conteúdos mais assertivos e relevantes para sua audiência.


Além disso, você pode criar conteúdos em vídeos mais dinâmicos e com qualidade que superam qualquer outro. Tudo isso, se você investir em uma equipe de produção de vídeos.


Acesse nosso portfólio e entre em contato para solicitar um orçamento.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo