top of page
  • Foto do escritorUlisses Minotti

O que é YouTube Analytics

Atualizado: 29 de jun. de 2022



O YouTube Analytics funciona como uma ferramenta que permite monitorar o desempenho dos vídeos da sua empresa com métricas e relatórios atualizados em tempo real. Pegando os insights gerados por esses dados, você tem a chance de fazer seu canal crescer e maximizar suas receitas. Afinal, o YouTube alcança 87% das pessoas conectadas à internet, segundo o Think with Google, e sua marca não pode ficar de fora dele. Contudo não adianta estar presente sem traçar estratégias de alcance e sem conhecer seu próprio público.

Para isso, investigue mais do que a faixa etária, o gênero e a localização dos espectadores. Explore camadas mais profundas para ter sucesso. Com o YouTube Analytics, é possível explorar os hábitos de navegação dos consumidores capazes de refletir se sua empresa está usando vídeos de maneira certa.

Por exemplo, o YouTube Analytics possui filtros que mostram em qual a data os vídeos da sua empresa têm mais audiência. Então você consegue descobrir rapidamente qual o melhor dia para a divulgação de um conteúdo.

Além desses filtros mais simples, o YouTube Analytics possui relatórios de receita, que incluem dados sobre as taxas de anúncio, a receita de transação, o total de views e ainda quais foram seus ganhos em dinheiro com os vídeos da sua empresa.

Veja também:

Agora talvez o mais importante: você consegue ver qual a retenção de público nos vídeos. Por meio de gráficos, são mostrados a quantidade de views de cada segundo em forma de porcentagem. Isso pode lhe ajudar a compor a mistura certa de elementos para fazer um vídeo da sua marca, quantos minutos idealmente ele deve ter e em que momento promover os produtos da sua própria empresa. Também é possível visualizar quando os consumidores voltam e assistem de novo um momento particular do conteúdo ou se eles começam a assisti-lo do meio. Ainda, se algum espectador para de visualizá-lo, o gráfico cai e indica em que parte isso aconteceu.

Sempre atribua mais atenção aos 15 primeiros segundos dos vídeos da sua empresa, porque é quando a maioria das pessoas deixa de ver um conteúdo por falta de interesse.

Para ter uma ideia do porquê isso acontece, confira o relatório de interação do YouTube Analytics. Nele, você pode ver quantas pessoas se inscreveram no canal de vídeos da sua empresa, quantas curtidas ele recebeu, qual vídeo foi marcado como favorito, os comentários e os compartilhamentos. Essa investigação de como os espectadores estão recebendo e interagindo com seu conteúdo também é essencial.

Ainda há o relatório de origem de tráfego, que mostra por qual meio o consumidor achou o vídeo da sua empresa. Há muitas maneiras pelas quais as pessoas encontram vídeos: elas pesquisam por algum assunto no próprio YouTube, clicam nas thumbnails de sugestões de conteúdo, seguem links de redes sociais ou acham em outros sites externos. O relatório mostra a quantidade de espectadores que apareceram por esses mais diversos caminhos.

Esses e outros relatórios estão disponíveis online na sua conta do YouTube, porém você pode baixá-los, clicando em “Exportar relatório”, dentro do YouTube Analytics.

Use essas informações para alavancar o canal da sua empresa, mas não se esqueça de focar na sua estratégia de divulgação dos vídeos.

Se você já tem um canal no YouTube para sua empresa, deixe o gerenciamento e as produções dos vídeos com a Bendita Filmes!

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page