top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

Como ativar o YouTube Shorts no meu canal de YouTube?

Veja o passo a passo de como ativar o YouTube Shorts no seu canal de YouTube


Pessoa segurando um celular com o aplicativo YouTube aberto

Ter um canal no YouTube se tornou muito importante para as empresas divulgarem seu trabalho e fazer sucesso no YouTube, ainda mais com a nova era de vídeos curtos.


O YouTube Shorts veio como mais uma opção para as estratégias de marketing das marcas e, saber usá-lo, é essencial. Mas como esse recurso é novo, muita gente fica perdida sem saber como funciona.


Por isso preparamos este blog post para explicar o passo a passo de como usar o YouTube Shorts no seu canal. Leia abaixo para descobrir como criar e enviar o seu vídeo para a plataforma.


Confira o passo a passo para ativar o YouTube Shorts


Como um novo recurso do YouTube, os Shorts são inspirados em vídeos curtos como os do Tik Tok e Reels. Para gravar, não tem segredo e é muito simples.


Basta você ter o aplicativo do YouTube no seu celular, gravar o vídeo, editá-lo e enviá-lo para o seu canal.


Acompanhe abaixo o passo a passo:


1. Abra o app do YouTube no seu smartphone e faça login com sua conta de gmail.


Tela inicial de login para o YouTube

2. Em seguida, toque na opção Criar um Short e defina o tempo de duração do vídeo, clicando em 15 segundos ou 60 segundos.


Aplicativo do YouTube Shorts com a opção Criar um Short

3. Antes de começar a gravar, você pode escolher uma música da biblioteca do YouTube Shorts. Vá em Adicionar áudio para escolher o som que desejar. Se quiser, também pode usar o áudio de um vídeo curto do YouTube, é só clicar em Usar este som e criar o Shorts a partir dele.


Biblioteca de músicas do YouTube Shorts

4. Depois de definir uma trilha sonora, comece a gravar o vídeo. Você pode fazer isso direto no aplicativo, pressionando o botão Capturar ou clicando apenas uma vez para começar a filmar. Para parar a gravação, basta soltar o botão ou dar um toque nele de novo.


5. Ao gravar direto pelo app você pode também filmar vários clipes. Para fazer isso, é só clicar no botão de gravar, soltar e apertar de novo para criar a outra parte e transformar em um só vídeo.


6. Caso você já tenha um vídeo gravado e só queira subir para a plataforma, basta clicar em fazer upload e editá-lo para enviá-lo ao canal.


7. Terminada a gravação, é hora de editar seu vídeo inserindo legendas, filtros, textos e outros elementos disponíveis na ferramenta de edição do Shorts. Esse momento é mágico, então trabalhe sua criatividade e capriche nos detalhes.


8. Por fim, é só publicar seu Short no canal do YouTube. Toque em Próximo, escreva um título e, em seguida, clique em Enviar. Depois, é só acompanhar as visualizações e engajamento do seu video.


Com esse passo a passo deve ter ficado fácil de entender como usar o YouTube Shorts, não é!? Agora é só começar a usá-lo. Confira também nosso artigo onde falamos como funciona o YouTube Shorts e quais as vantagens para a sua empresa.

Precisando de uma produtora de YouTube? Converse com nossa equipe para conhecer nosso trabalho e solicite um orçamento.



bottom of page