top of page
  • Foto do escritorDjulian Dias

YouTube Shorts: o que é, como funciona e vantagens

Saiba o que é, como funciona e quais as vantagens em usar o YouTube Shorts para o seu canal



Ícone do YouTube Shorts

Se você está aqui porque já ouviu falar do YouTube Shorts e sabe que esse novo recurso pode trazer bons resultados para sua marca, está no lugar certo.


A nova tendência a vídeos curtos já é muito utilizada até por marcas que são cases de sucesso. Então não tem como negar, os shorts se tornaram muito importantes para a estratégia de marketing no YouTube.


E se você tem seu espaço lá na plataforma, já pode começar a explorar esse novo formato, caso não tenha, é hora de criar um canal no YouTube para colher bons frutos mais tarde. Pois a proposta de conteúdo em audiovisual rápido e dinâmico é uma boa oportunidade para alavancar a sua marca no mercado.


Quer saber mais sobre os vídeos curtos para o YouTube? Então fique por aqui para saber o que é, como funciona e quais as vantagens desse recurso de criação da plataforma.


O que é o YouTube Shorts?


O YouTube Shorts é uma funcionalidade do YouTube em formato de vídeo curto que possui duração de no máximo 60 segundos, devendo sempre ser gravado com a tela na vertical.


Esse formato de conteúdo foi inspirado na rede social Tik Tok, por conter materiais audiovisuais rápidos e gravados em dispositivos móbiles. Logo, em 2020, o YouTube resolveu aderir aos Shorts, já que a tendência nas outras redes fizeram tanto sucesso entre os internautas. O primeiro lançamento — versão beta, foi na Índia, mas em 2021, criadores do mundo todo puderam usufruir dessa nova função.


Antes, era possível gravar apenas no formato horizontal, aqueles vídeos tradicionais, sabe!? Agora, o site dá novas opções para os youtubers usarem e se destacarem de todas as formas.


Como funciona o YouTube Shorts


O YouTube Shorts oferece alguns recursos e ferramentas para o momento da edição do vídeo. São ferramentas simples que os usuários podem usar para incrementar um pouco mais seus Shorts. Confira abaixo:


  • é possível adicionar legendas ao vídeo (de extrema importância e inclusivo);

  • registrar e editar fotos;

  • inserir trilha sonora (a ferramenta contém uma biblioteca de músicas);

  • colocar textos animados;

  • e aumentar ou diminuir a velocidade do vídeo.


Tela inicial onde se encontra o YouTube Shorts


Após ser gravado e publicado no canal, o material pode ser assistido até pelos usuários que não acompanham sua marca na rede. Eles podem acessar a tela inicial do YouTube, tanto pelo celular como no computador, que logo aparecerá opções de shorts para visualizarem.


Inclusive, o público tem a opção de interagir, curtir e compartilhar o vídeo, além de poder clicar no áudio e utilizá-lo para gravar shorts, assim como funciona no Tik Tok e Instagram.


Vantagens do YouTube Shorts


Por que vale a pena investir no YouTube Shorts? Veja algumas vantagens que sua empresa pode adquirir ao criar esse formato de vídeo.


Maior engajamento


As pessoas estão gostando de consumir conteúdos rápidos e interativos e, essa tendência, tem gerado muito engajamento.


Com a correria do dia a dia, as pessoas podem ter somente o horário de intervalo do trabalho para consumirem algo na internet. Por isso, é bem provável assistirem mais a conteúdos curtos e rápidos do que longos, além de comentarem e interagirem com você nesse momento.


Então, aproveite para produzir Shorts mais dinâmicos e com uma linguagem acessível para prender a audiência e gerar mais engajamento.


Sua marca ganha visibilidade


Investindo nos vídeos curtos para o YouTube, você pode ter grandes chances de viralizar na plataforma. Seu conteúdo pode chegar a pessoas que não são inscritas no seu canal, pois basta uma pesquisa de palavra-chave para seu conteúdo ser mostrado para milhares de pessoas.


Depois disso, se gostarem do seu conteúdo, podem se inscreverem e até compartilharem para mais gente. Por isso crie algo original e bem criativo para atrair a audiência e ganhar mais visibilidade para sua marca.


Mais seguidores para o canal e outras redes sociais


Como falamos a pouco, você pode ganhar mais inscritos ao produzir vídeos rápidos para seu canal. E, além disso, as pessoas vão querer consumir outros conteúdos seus no YouTube, então é bom caprichar também em materiais mais longos como transmissões ao vivo, vídeo institucional, entre outros.


Se você ainda não criou outros vídeos para o canal ou para outras redes sociais, é bom começar a pensar nisso e pesquisar por uma equipe de produção audiovisual para te auxiliar. Até porque o público vai atrás da sua marca em outras redes como o Instagram, sendo assim, produzir também para este meio é sua melhor escolha.


Facilidade para usar a ferramenta


Publicar vídeos no YouTube nunca ficou tão fácil depois da vinda dos vídeos curtos para essa rede. Essa nova funcionalidade facilitou e muito a vida dos criadores iniciantes de um canal, isso porque não tem segredo para usar esse novo formato.


O legal aqui é que não exige muito tempo e é algo bem prático. E se você está iniciando e não quer partir direto para os vídeos longos, pode começar pelos Shorts que você estará no caminho certo. O importante é iniciar aos poucos até sentir confiança para produzir materiais mais densos.


Agora que você já sabe o que é o YouTube Shorts, já pode planejar e criar o primeiro vídeo para o seu canal. E se precisar contar com a ajuda de especialistas em produções para o YouTube, chame a Bendita Filmes, será um prazer lhe atender.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page