Buscar
  • Ulisses Minotti

5 passos para sua empresa atingir o consumidor no ZMOT

Atualizado: 24 de Nov de 2019



Usar estratégias de marketing digital no ZMOT (momento zero da verdade), comportamento do consumidor que pesquisa um produto na internet antes de comprá-lo, é ganhar uma vantagem competitiva, porque sua empresa vai estar presente para solucionar um problema do consumidor rapidamente, o que nem todo mundo faz hoje em dia.

Veja também:

O que é ZMOT

O ZMOT é um novo comportamento do consumidor, que antes só recebia um estímulo, ia à loja e tinha a experiência ao usar o produto. Atualmente, esse mesmo cliente pesquisa informações sobre a mercadoria antes de ir comprá-lo. E é claro que sua empresa precisa conquistá-lo, fornecendo os dados que ele pesquisou.

O que é a jornada do consumidor

4 dicas de vídeo para cada fase da jornada do consumidor

Como a jornada do consumidor aumenta o faturamento da sua empresa

Se você está convencido disso, veja 7 passos que o Google, no ebook “ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade”, aconselha aos profissionais de marketing que queiram ganhar mais clientes usando essa estratégia:

1- Não se esqueça dos vídeos

Uma parte enorme do ZMOT agora é visual, devido aos celulares, que convidam muito mais a ver e ouvir um conteúdo do que lê-lo. Por isso, a sua empresa precisa estar pronta e ter vídeos para responder as perguntas dos consumidores. Não importa o setor dela. A quantidade de pessoas que assistem a vídeos de assuntos aparentemente chatos, como semicondutores ou cimento, por exemplo, é surpreendentemente alta. Então faça conteúdos úteis.

Estes são vídeos que os consumidores costumam procurar:

• Demonstrações e apresentações de produtos;

• instruções e conselhos de especialistas.

Se sua empresa é B2B, considere também:

• Estudos de caso;

• reflexões sobre liderança.

A aposta de marketing da sua empresa precisa ser o vídeo

2- Responda as perguntas que as pessoas estão fazendo

Já pesquisou alguma informação e só apareceram anúncios que não responderam a sua pergunta? Por exemplo, você digita “quais são os ingredientes de comida para cachorro” e recebe de volta apenas conteúdos sobre descontos de uma determinada marca. Essa é uma falha no ZMOT. Para superar isso, uma empresa de ração precisaria de informações nutricionais no próprio site. Assim, responde a questão do consumidor, cria um vínculo com ele e ainda sobra espaço para oferecer o desconto no produto, o que pode levar à venda.

3- Encontre seus momentos zero

Para encontrar seus momentos zero, primeiramente, defina um profissional para cuidar do ZMOT. Pode ser você, um funcionário ou o seu subordinado. O designado é quem vai pesquisar quais perguntas os consumidores estão fazendo na internet e tentar respondê-las fazendo um conteúdo para o ZMOT.

Sua equipe precisa entender exatamente como os consumidores procuram o seu produto. Se você não sabe bem como fazer isso, pode começar a explorar essa questão digitando no Google o nome do produto ou serviço feito pela sua empresa e ver quais são as pesquisas relacionadas. Elas vão lhe mostrar como um cliente procuraria o que a sua marca tem para oferecer, quais são os ganchos do ZMOT, temas de futuros vídeos, conteúdos para alimentar o seu blog. Concluindo, é uma ação simples, mas que traz muito resultado.

Caso você queira saber mais sobre os termos relacionados que aparecem na pesquisa, jogue-os no Planejador de Palavras-Chave, uma ferramenta também do Google. Além de trabalhar para mostrar as palavras-chave mais importantes que você precisa adicionar ao plano da sua empresa, ela gera estimativas de lance sugerido, mostra a frequência com que as palavras são pesquisadas e compara esse volume ao longo do tempo.

Mas sempre faça essas pesquisas pensando no seu público-alvo e na sua persona. Quanto mais focada a pesquisa, mais você pode produzir conteúdos de marketing interessantes sobre os produtos da sua empresa.

10 passos para fazer segmentação de mercado

4- Otimize-se para o ZMOT

Você está prestando atenção em como os seus clientes falam da sua empresa entre eles? Está criando conteúdo atrativo e fácil de compartilhar? Se tem uma empresa física, está trabalhando com produtos como o FourSquare e o Google Places? Somente se todas as suas respostas forem “sim”, a sua empresa vai conseguir fisgar o consumidor no ZMOT.

No entanto, antes de resolver todas essas questões, responda: você pensa na maneira como o site da sua empresa aparece no celular? Caso seja preciso clicar em muitos itens e ampliar várias vezes a versão mobile, ela está errada. Otimize essa parte e rastreie o acesso móvel separadamente de suas outras campanhas, porque elas têm um desempenho 11,5% melhor em média do que as campanhas híbridas desktop-celular, ainda segundo o livro “ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade”.

Vídeo é o formato mais importante do marketing na era dos millennials

5- Seja rápido

Você não pode usar a mentalidade clássica do grande plano anual de marketing com lançamentos planejados de 12 meses de antecedência se quiser ganhar clientes com o ZMOT. É necessário ser mais rápido e flexível do que isso. O estímulo do consumidor pode vir de uma propaganda sua, mas pode não vir. Uma boa parte das vezes não vai vir. Os estímulos aparecem devido a uma notícia, a uma questão pública e até a um anúncio de um concorrente. A sua empresa precisa estar preparada para adaptar-se ao momento e aparecer em grande volume quando os consumidores fazem pesquisas na internet.

Se você gostou das dicas e quer usar o ZMOT nos produtos e serviços da sua empresa, faça seu marketing digital com a Bendita Filmes! Nós fazemos os conteúdos que o seu cliente procura.

#zmot #momentozerodaverdade #zeromomentoftruth #zmotparaempresas #marketingdigitalnozmot

58 visualizações
Entre em Contato

+55 (11) 98570-6421

contato@benditafilmes.com

 

Rua Arnaldo Alvernaz Nunes, 01

São Paulo, SP | CEP 02969100

Funcionamento
  • blog produtora video bendita filmes
  • facebook produtora video bendita
  • google plus agencia publicidade
  • youtube produtora video bendita

Segunda a Sexta

9h-19h

© 2023 por Bendita Filmes