Buscar
  • Ulisses Minotti

10 dicas para usar SEO em vídeos no YouTube



O YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários, o que é quase um terço de todas as pessoas que acessam a internet no mundo, de acordo com a própria plataforma de vídeos. Ainda segundo suas pesquisas, todos os dias, consumidores assistem a 1 bilhão de horas dos mais diversos conteúdos no site.

Para entrar nesse meio com sucesso, é preciso saber divulgar seus vídeos e posicioná-los bem no ranking do YouTube, por isso, seguem 10 técnicas de SEO para você alavancar o seu canal:

1- Renomeie o arquivo

Coloque palavras-chave no nome do arquivo que vai ser enviado (upload). Isso ajuda o YouTube a entender o assunto do vídeo, que se torna mais fácil de ser encontrado pelos motores de busca.

2- Acrescente palavras-chave no título

Depois de feito o upload, o título é o que vai atrair consumidores. Por isso, antes de criá-lo, pesquise no Google Keyword Planner quais são as palavras-chave mais pesquisadas na internet que tenham ligação com o seu vídeo. Conhecendo-as, você pode acrescentá-las.

As primeiras palavras do título são as que fisgam o consumidor e você precisa lembrar-se de que ele busca soluções em suas pesquisas, não marcas. Então sintetize no começo o mais relevante sobre o assunto e, se quiser, só depois coloque o nome da sua empresa.

3- Utilize a descrição

Coloque, na descrição, o conteúdo do vídeo na íntegra. Além de ser outra forma de disponibilizar o que foi publicado, é um jeito de gerar uma maior quantidade de palavras-chave, alavancando o SEO.

4- Faça tags

Também é bom descrever o conteúdo do vídeo completando as tags. Não as negligencie. Elas também geram ótimos resultados de busca, então coloque o máximo possível, mas apenas as que estiverem relacionadas ao assunto abordado. Não adianta colocar palavras-chave para tentar enganar o YouTube, porque o usuário não vai ver um vídeo inteiro sobre um assunto pelo qual não se interessa.

Lembre-se de que algumas das tags devem ser exatamente como as palavras-chave do título, assim, o SEO pode ranquear ainda melhor seu vídeo.

5- Crie uma arte para o thumbnail


Preste atenção no thumbnail, que é conhecido como “miniatura personalizada” (imagem estática que aparece como capa do vídeo antes de o usuário clicar nele). O Youtube oferece três opções para criá-lo, pegando frames do próprio vídeo. Porém o ideal é criar uma arte personalizada com a identidade da sua marca e o título em destaque.

Por exemplo: se o vídeo for uma receita de bolo de chocolate, o ideal é criar uma arte com um bolo atraente e uma fonte chamativa, retomando o título, como “Aprenda a fazer um bolo de chocolate”.

6- Divulgue outros materiais

Acrescente links. Essa é outra técnica de SEO em que você faz uma listagem de vídeos na descrição. Eles podem ser de outros canais ou, melhor ainda, se for de conteúdo próprio, pois gera mais audiência para o seu canal.

(Veja 05 motivos para fazer marketing digital em vídeo)

7- Use anotações

Você também pode disponibilizar conteúdo próprio fazendo anotações (aqueles balões que aparecem no meio ou no fim dos vídeos). Quando clicados, eles redirecionam o consumidor para outra página, que pode ser o site da sua empresa, por exemplo. Isso é uma forma de gerar engajamento. (Aprenda a captar leads através dos seus vídeos)

8- Disponibilize os comentários

Quanto mais interatividade tiver no seu canal, melhor classificado ele fica, então disponibilize os comentários. Colocar anotações com call to action ou pedir no vídeo para o público se inscrever e clicar em “gostei” também vale, pois, se houver muitas curtidas, seu conteúdo vai ser considerado relevante pelo YouTube.

9- Coloque o conteúdo em HD


Ainda sobre classificação, de acordo com o Search Engine Land, vídeos em HD são melhor ranqueados no YouTube. Então não se preocupe com o tamanho do arquivo. Faça uploads em alta definição também para que seu conteúdo seja mais visualizado.

10- Compartilhe

Compartilhe seu vídeo em todas as redes sociais. Para maximizar a visibilidade e o SEO, disponibilize esse conteúdo principalmente no Facebook, pois é um site em que os consumidores interagem mais.

Para que sua empresa tenha bons resultados de pesquisa no YouTube, clique aqui e entre em contato para deixar o gerenciamento e a produção dos vídeos do seu canal conosco.

Quer receber semanalmente promoções, conteúdos e dicas relevantes? Inscreva-se em nossa lista.

#dicasdeseoparayoutube #seoyoutube #10diasseoemvideonoyoutube #comofazerseoparayoutube #videoseoyoutube

0 visualização
Entre em Contato

+55 (11) 98570-6421

contato@benditafilmes.com

 

Rua Arnaldo Alvernaz Nunes, 01

São Paulo, SP | CEP 02969100

Funcionamento
  • blog produtora video bendita filmes
  • facebook produtora video bendita
  • google plus agencia publicidade
  • youtube produtora video bendita

Segunda a Sexta

9h-19h

© 2023 por Bendita Filmes